Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24435

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorERHARDT, Manoel de Oliveira-
dc.contributor.authorGOMES FILHO, Paulo José-
dc.date.accessioned2018-04-23T18:20:54Z-
dc.date.available2018-04-23T18:20:54Z-
dc.date.issued2018-04-17-
dc.date.submitted2017-11-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24435-
dc.description.abstractO objeto de estudo será baseado em análise jurisprudencial, artigos científicos e doutrina, e tem por escopo a análise do termo a quo do instituto da prescrição no Processo Administrativo Disciplinar, situação hipotética regulada pelo art. 142, §§ 1º e 2º da Lei nº 8.112/90, aplicável aos servidores públicos civis da União. O cerne da questão consubstanciase na aplicação, por vezes desproporcional e desarrazoada, de punição disciplinar, sem que haja análise sob ponto de vista constitucional em todos os aspectos, estando a Administração diante de ocorrência da prescrição do ato tido por irregular e cometido por servidor no exercício de sua função pública. Nesse sentido, importa destacar ainda que não há consenso sobre as teses aventadas nos Tribunais Superiores quanto ao marco prescricional para infrações administrativas em geral. Alguns ministros do Superior Tribunal de Justiça asseveram que o prazo prescricional começa a fluir a partir do conhecimento do ato infracional por qualquer órgão da Administração Pública. Outros já se firmam no sentido de que somente se concebe o início da contagem do prazo a partir do conhecimento do fato pelo órgão ou autoridade que detém a competência para a aplicar a pena disciplinar, que é a posição majoritária. No entanto, surge uma terceira tese, indicando a contagem do prazo prescricional a partir do acontecimento do ato, em especial naquelas infrações também tidas por crimes, visto que o art. 142, § 2º do citado estatuto do servidor define que os prazos de prescrição previstos na lei penal aplicam-se às infrações disciplinares capituladas também como crime.pt_BR
dc.format.extent62 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPrescriçãopt_BR
dc.subjectTermo Inicialpt_BR
dc.subjectProcesso Administrativo Disciplinarpt_BR
dc.subjectConhecimento do fatopt_BR
dc.subjectAdministração Públicapt_BR
dc.subjectAutoridade Competentept_BR
dc.subjectConduta tipificada como crimept_BR
dc.subjectNorma penal materialpt_BR
dc.subjectInterpretação extensiva prejudicialpt_BR
dc.titleAplicação do prazo prescricional penal no processo administrativo disciplinar: o uso de regra penal material em aspecto desfavorável ao acusado em processo administrativo disciplinar, conflito de princípios, interpretação extensiva prejudicialpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4395283891716776pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0670448788730260pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCJ-DDPGP) - Departamento de Direito Público Geral e Processualpt_BR
dc.degree.graduation::CCJ-Curso de Direitopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - Paulo José Gomes Filho.pdf483,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons