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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24366
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | BORBA, Bruna Estima | - |
dc.contributor.author | SILVA, Ed Karla Soares Moreira e | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-18T13:51:16Z | - |
dc.date.available | 2018-04-18T13:51:16Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-11 | - |
dc.date.submitted | 2017-10-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24366 | - |
dc.description.abstract | Observando o sistema educacional do Brasil e a sua atual estrutura que abrange a educação básica, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e superior, cada ente exerce a função de prestar assistência técnica e financeira, além de organizar o sistema de educação no País. Sendo os Municípios os responsáveis pela educação infantil e ensino fundamental. Portanto, há um direito subjetivo, onde o indivíduo é a pessoa portadora do direito à educação e o Estado é o titular do dever jurídico de dar o devido cumprimento ao papel que lhe é incumbido, qual seja, obrigação de oferecer um sistema educacional a todos, independente de quaisquer fatores ou condições. O direito a educação foi priorizado na Promulgação da Constituição Federal de 1988, como direito social e os principais objetivos são pautados no pleno desenvolvimento da pessoa tanto no exercício da cidadania como na sua qualificação para o trabalho e para tanto é necessário um sistema educacional democrático pautado nos princípios da universalidade, igualdade, liberdade, pluralismo, gratuidade do ensino público, valorização dos respectivos profissionais, gestão democrática da escola e padrão de qualidade e esse direito é um direito fundamental em várias normas constitucionais e ordinárias. A solução encontrada para atender ao ditame constitucional garantidor do direito fundamental social à educação básica seria atribuir a responsabilidade pelo financiamento do ensino infantil e fundamental à União, ampliando a oportunidade de exercício desse direito e assegurar um padrão mínimo de qualidade para toda a população em idade escolar, ou seja, os recursos federais deverão ser destinados de forma vinculada à criação e manutenção de escolas federais em todo território nacional, ampliando seu alcance a todo o ensino básico – infantil e fundamental. | pt_BR |
dc.format.extent | 56 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Eficácia | pt_BR |
dc.subject | Direito | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Vinculação | pt_BR |
dc.title | Vinculação de recursos federais para educação básica a cargo dos municípios: uma análise da federalização da educação Infantil e fundamental | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | CV: http://lattes.cnpq.br/4722341943151637 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2200661376638819 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCJ-DDPGP) - Departamento de Direito Público Geral e Processual | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCJ-Curso de Direito | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - VINCULAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS DO ENS. BÁSICO e FUND._2novo_.pdf | 305,24 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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