Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2431
Título: Geração semi-automatizada de modelo multidimensional de um cubo OLAP a partir de ontologias
Autor(es): PEREIRA, Flávius Anderson Félix
Palavras-chave: Data Warehouse; Modelagem Multidimensional; Transformação de Modelos; Web Semântica.
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Anderson Félix Pereira, Flávius; da Fonseca de Souza, Fernando. Geração semi-automatizada de modelo multidimensional de um cubo OLAP a partir de ontologias. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Atualmente as empresas necessitam de sistemas que lhes dêem um suporte na tomada de decisões, o que pode ser crucial para a sobrevivência da empresa no mercado econômico global. Os sistemas transacionais possuem limitações em relação a isto. Portanto, é necessário o desenvolvimento de um sistema de Data Warehouse associado à utilização de ferramentas OLAP, que suprem as limitações dos sistemas tradicionais. Considerando as particularidades deste tipo de sistemas, as técnicas utilizadas na modelagem de dados para sistemas tradicionais, não possuem a mesma eficácia para estes sistemas de Data Warehouse. A Modelagem Multidimensional é a que melhor traz benefícios para este tipo de ambiente, pois consegue representar de forma fidedigna a realidade dos negócios. Paralelo a isto, a Web Semântica surge para transformar a Web de um repositório de documentos interligados em uma base de conhecimentos distribuídos. Sua idéia central é tornar o significado da Web acessível e processável pelas máquinas. Ela engloba uma combinação das seguintes tecnologias: Metadados, Ontologias e Inferências Lógicas. Uma Ontologia é um modelo de dados que representa um conjunto de conceitos de um determinado domínio e os relacionamentos entre estes. Ela serve então para descrever formalmente um domínio do discurso, seus indivíduos, classes, atributos e relacionamentos. Este trabalho traz uma proposta de geração semi-automatizada de modelos multidimensionais de cubos OLAP a partir de ontologias. Para tanto, são abordados os principais conceitos de um sistema de Data Warehouse, e da modelagem multidimensional. Também são tratados alguns conceitos da Web Semântica e de Ontologias. Após isto são analisados alguns trabalhos que utilizam a web semântica na modelagem de sistemas de Data Warehouse. Um protótipo foi desenvolvido como prova de conceito. Por fim são apresentadas as conclusões e sugestões de trabalhos futuros dentro da área de estudo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2431
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3265_1.pdf1,9 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.