Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2428
Title: A systematic mapping study on software engineering testbeds
Authors: Francisco Spósito Barreiros, Emanoel
Keywords: Transferência de Tecnologia.;Avaliação de Tecnologias;Testbeds;Engenharia de Software Empírica;Engenharia de Software
Issue Date: 31-Jan-2011
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Francisco Spósito Barreiros, Emanoel; Castelo Branco Soares, Sérgio. A systematic mapping study on software engineering testbeds. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: A pesquisa em Engenharia de Software precisa de mais evidências, principalmente em tópicos que envolvem interação humana, como manutenção de software. Muito embora pesquisa empírica esteja ganhando mais interesse, técnicas, metodologias e melhores práticas ainda estão em debate. Testbeds são ambientes empíricos nos quais pesquisadores podem planejar e executar estudos com a intenção de avaliar e/ou comparar tecnologias. O conceito é bem difundido em outras áreas, como Redes de Computadores, mas permanece pouco explorado na Engenharia de Software. O objetivo desta dissertação e agregar estudos relevantes que definem testbeds para avaliar tecnologias em Engenharia de Software. Para alcançar este objetivo, um Mapeamento Sistemático de Estudos da literatura de testbeds em Engenharia de Software foi executado. Baseado em buscas realizadas em mecanismos automatizados e buscas manuais em conferências importantes na área de Engenharia de Software, um total de 4239 estudos foi obtido. Treze (13) estudos primários foram identificados como relevantes e classificados de acordo com quatro perguntas de pesquisa. A partir da análise realizada, o estudo conclui que o uso de testbeds é benéfico em vários cenários. Importantes contribuições deste trabalho são: fornecer informações importantes para aqueles que desejam desenvolver testbeds, reduzir o tempo necessário para um tecnologia ser amplamente utilizada e disseminar o conceito pela comunidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2428
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo3257_1.pdf801.39 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.