Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2416
Title: SOPLE-DE: an approach to design service-oriented product line architectures
Authors: Medeiros, Flávio Mota
Keywords: Software Architecture and Software Development Process; Service-Oriented Architecture (SOA); Software Product Line (SPL)
Issue Date: 31-Jan-2010
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Mota Medeiros, Flávio; Romero de Lemos Meira, Silvio. SOPLE-DE: an approach to design service-oriented product line architectures. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: O reuso de software é um fator extremamente importante para empresas interessadas em aumentar sua produtividade, diminuir os custos e o tempo durante o desenvolvimento de sistemas e melhorar a qualidade de seus produtos e serviços. Nesse contexto, Linhas de Produto de Software (LPS) e Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) são duas estratégias que estão atualmente recebendo uma grande atenção, tanto na área acadêmica quanto na indústria de software. Os conceitos de linhas de produto e arquitetura orientada a serviços compartilham alguns objetivos e características que podem ser usados em conjunto para aumentar as taxas de reuso de software. No entanto, para o resultado dessa junção ser otimizado, é necessário utilizar um processo de desenvolvimento bem definido. Caso contrário, a equipe de desenvolvimento poderá produzir software de maneira não sistemática, aumentando as chances de falha, o tempo e o custo de desenvolvimento. Com essa visão, esse trabalho apresenta uma abordagem para o projeto de arquiteturas para linhas de produto orientada a serviços, constituída de um conjunto de atividades e sub atividades com entradas e saídas especificadas, sendo cada uma delas realizada por um conjunto predefinido de papéis com responsabilidades definidas. Essa abordagem visa ajudar arquitetos de software a projetar arquitetura orientada a serviços para domínios específicos. Para garantir a qualidade da abordagem desenvolvida, uma pesquisa extensiva foi realizada para analisar o atual estado da arte de processos para o desenvolvimento orientado a serviços. Foram então considerados os pontos fracos e fortes dos processos estudados com o intuito de identificar e preencher as lacunas neles existentes. Por fim, essa abordagem foi validada e refinada por meio de um estudo acadêmico experimental preliminar
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2416
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo3244_1.pdf2.01 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.