Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2415
Title: Investigação de um ambiente computacional de gestão da produtividade no setor de serviços: o caso rapidão cometa
Authors: da Silva Regueira, Filipe
Keywords: Melhoria Contínua do Processo.; Automação de Processo; Indicadores Chave de Desempenho; Indicador de Produtividade; Gestão da Produtividade; Planejamento e Controle da Produção (PCP); Planejamento de Recursos de Fabricação (MRP-II)
Issue Date: 31-Jan-2010
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: da Silva Regueira, Filipe; Costa de Barros Carvalho Filho, Edson. Investigação de um ambiente computacional de gestão da produtividade no setor de serviços: o caso rapidão cometa. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: O sistema MRP-I evoluiu para MRP-II na década de 70 e hoje existem diversas variações de sistemas para planejamento e controle da produtividade dos recursos organizacionais. Estas ferramentas tornaram-se obrigatórias, pois os clientes vêm exigindo preços cada vez mais baixos e produtos com melhores qualidades. Neste contexto, um dos maiores operadores logísticos do Brasil implantou um modelo específico de Planejamento e Controle da Produção (PCP), com foco na Gestão da Produtividade. Além de disponibilizar uma ferramenta para os gestores realizarem o planejamento das operações, a implantação do processo tinha como objetivo criar um novo indicador para a organização: o Indicador de Produtividade. Contudo, o sistema implantado não possuía uma base de dados unificada e seu controle era realizado através de planilhas eletrônicas elaboradas por uma equipe específica. De acordo com a estrutura de cada Filial e Setores da companhia, uma nova planilha deveria ser elaborada incluindo novas fórmulas de cálculos. A investigação do processo verificou que a equipe GEPROD gastava um tempo considerável na consolidação das informações para criação dos relatórios principalmente no controle das planilhas eletrônicas. O objetivo desta dissertação é automatizar o processo de PCP (Planejamento e Controle da Produção) instalado no Operador Logístico, permitindo sua implantação mais rapidamente em um número maior de Filiais, dando velocidade ao processo e criando controles a fim de evitar entradas de dados inconsistentes. Além disto, o mesmo visa a padronização das fórmulas de cálculos envolvidas no processo, construção de uma base de dados consolidada para facilitar a criação de relatórios e o acompanhamento das atividades. Este trabalho utilizou metodologias da Engenharia de Software para construção de um software capaz de apoiar o modelo de PCP instalado e alcançar os objetivos pré-estabelecidos. Os benefícios e resultados deste trabalho foram constatados através de observação in loco e entrevistas informais com os principais envolvidos (Gerentes e Supervisores do processo GEPROD). A automação do processo gerou economia de horas gastas pela equipe GEPROD com atividades repetitivas, facilitando a execução e acompanhamento das atividades do dia-a-dia do processo de Gestão e Produtividade, além de permitir aos integrantes da equipe GEPROD ganho de tempo na análise dos processos operacionais em busca de melhorias contínuas. Este trabalho também permitiu maior controle das informações, confiabilidade nos dados e no processo facilitando a implantação do processo em outras Filiais
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2415
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo3243_1.pdf2.59 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.