Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2410
Título: Um Modelo para Aferir a Eficiência de Projetos em Fábricas de Testes
Autor(es): ALCHORNE, Renata de Avelar
Palavras-chave: Eficiência; Fábricas de testes; Alinhamento estratégico; Objetivos estratégicos
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Avelar Alchorne, Renata; Romero de Lemos Meira, Silvio. Um Modelo para Aferir a Eficiência de Projetos em Fábricas de Testes. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Em geral, gestores de projetos bem como organizações que prestam serviços na área de testes de software, não têm conhecimento do quão eficiente são seus times devido à escassez de informações para este tipo de atividade. No âmbito das fábricas de testes, algum conhecimento tem sido gerado ao longo dos anos dentro deste modelo de prestação de serviços a fim de verificar de que forma estas organizações podem aumentar sua competitividade através do aumento da sua eficiênca e demosntração de agregação de valor ao cliente dentro do mercado de testes. A real eficiência de um time, de um recurso ou de um projeto deve ser uma medida que contemple diversos fatores e esses devem estar devidamente alinhados aos objetivos estratégicos do cliente de forma a assegurar que o que está sendo medido é o que realmente agrega e que trará resultados concretos para o cliente. Apesar de alguns modelos de avaliação e melhoria de desempenho organizacional poderem ser aplicados neste cenário por se preocupar com o alinhamento estratégico e apresentar método de desdobramento de objetivos em indicadores, não há uma abordagem específica voltada para as necessidades inerentes ao modelo de fábricas de testes. Neste contexto, este trabalho propõe um modelo de aferição da eficiência de projetos em fábricas de testes, o qual se baseia em modelos de avaliação de desempenho organizacionais, porém com foco específico em testes. Ele parte dos objetivos estratégicos da organização até chegar em um índice de eficiência do projeto que englobe os aspectos de influência sobre ele. Para avaliar a aplicabilidade industrial do modelo proposto, foi realizado um estudo de campo com projetos de testes em uma organização real. A partir deste estudo, foram obtidos os índices de eficiência que permitiram a comparação entre os projetos bem como a análise sobre o desempenho dos projetos individualmente
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2410
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3238_1.pdf2,41 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.