Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2407
Título: Visualização de informação como ferramenta de auxílio na avaliação formativa em educação a distância
Autor(es): de Aguiar Sá Vila Nova Júnior, Henrique
Palavras-chave: Avaliação Formativa;Visualização de Informação;Educação a Distância
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Aguiar Sá Vila Nova Júnior, Henrique; Sandro Gomes, Alex. Visualização de informação como ferramenta de auxílio na avaliação formativa em educação a distância. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Com o avanço tecnológico introduzido nas ferramentas de educação a distância, onde novas possibilidades favorecem a adoção de abordagens que inovam o processo de ensino-aprendizagem. Uma avaliação mais centrada no aprendiz, em sua colaboração, interação agora são mais possíveis. Estas novas possibilidades fazem com que não se avalie o aprendiz apenas de forma tradicional, através de testes quantitativos, mas sim utilizando uma avaliação mais formativa. A avaliação formativa em ambientes de educação a distância pode ser realizada através de um contínuo acompanhamento da participação dos aprendizes ao longo do tempo em alguns recursos como, por exemplo, a participação em fóruns temáticos, chats, envio de atividades e etc. Algumas experiências com avaliação formativa na modalidade de ensino a distância revelam que, a participação colaborativa e construtivista dos aprendizes favorece na percepção de seus comportamentos, como também a possível identificação de problemas ou tendências de suas classes virtuais, esta descoberta pode ajudar o professor-tutor a realizar um processo de tutoria mais eficaz ao longo do tempo. Contudo a maioria dos ambientes de educação a distância não possibilita recursos adequados para este tipo de avaliação. A avaliação formativa demanda muito trabalho e tempo do professor no acompanhamento, análise e orientação das participações dos alunos, o que consiste num dos principais problemas da avaliação formativa, seja ela presencial ou a distância , Rocha [2006]. O presente trabalho propõe o uso de técnicas de Visualização de Informações como ferramenta de suporte na avaliação formativa em ambientes de educação a distância. A utilização destas técnicas tem como objetivo diminuir o custo de cognição da percepção do comportamento dos aprendizes em ambientes de educação a distância. Para ser possível gerar as visualizações, foram extraídos da literatura variáveis que indicassem a participação do aprendiz no ambiente virtual. As combinações destas variáveis geraram as visualizações, diante da existência de milhares de combinações possíveis entre as variáveis, escolhemos três, onde especificamos e prototipamos utilizando a técnica de TreeMap
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2407
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3235_1.pdf3,4 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.