Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2401
Title: Recuperação de informação em documentos jurídicos com expansão de consulta baseada em tesauro
Authors: José Batista Antunes, Eugênio
Keywords: Sistema de Recuperação de Informação;Documento jurídico eletrônico;Expansão automática da consulta;Tesauro Jurídico.
Issue Date: 31-Jan-2010
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: José Batista Antunes, Eugênio; de Almeida Barros, Flávia. Recuperação de informação em documentos jurídicos com expansão de consulta baseada em tesauro. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: O advento do processo judicial eletrônico vem tomando força e se tornando realidade em diversos tribunais e entidades operadoras do direito no Brasil, notadamente após a sanção da Lei Nº 11.419, que dispõe sobre a informatização do processo judicial, admitindo o uso de meio eletrônico para sua tramitação. Tal fato vem impulsionando diversos tribunais e entidades operadoras do direito nessa direção. Na medida em que criam uma infraestrutura adequada às novas exigências legais, as organizações que operam com direito no Brasil tenderão a aderir amplamente ao processo judicial eletrônico, já sendo este uma realidade em boa parte destas organizações. Neste contexto, surge a necessidade de se prover acesso fácil e rápido a documentos jurídicos, informação e conhecimento útil e relevante em extensos repositórios digitais. Assim sendo, o objetivo mais amplo desta pesquisa foi a construção de um Sistema de Recuperação de Informação que indexa documentos textuais da área jurídica, acrescido de um módulo de reformulação de consulta através da técnica de expansão automática pela utilização de um Tesauro do mesmo domínio da base de documentos textuais. O protótipo foi implementado tendo por base a ferramenta LUCENE (Apache), usando o modelo espaço vetorial. O sistema indexou um corpus de 193 (cento e noventa e três) documentos jurídicos reais. Os experimentos comparativos foram realizados tendo por objetivo medir o desempenho do sistema com consultas contendo apenas os termos originais do usuário versus consultas expandidas via uso de um tesauro jurídico. Foram realizadas 5 (cinco) consultas (originais e expandidas), e foi observado que as consultas expandidas melhoraram o desempenho do sistema em relação às consultas originais
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2401
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo3228_1.pdf3.3 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.