Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2396
Compartilhe esta página
Título: | Projeto e desenvolvimento de um sistema multimídia portátil para ambientes de ensino básico |
Autor(es): | da Costa Wanderley, Victor |
Palavras-chave: | Ensino; Computador; Sistemas Embarcados; Multimídia; Educação |
Data do documento: | 31-Jan-2011 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | da Costa Wanderley, Victor; Eusébio de Lima, Manoel. Projeto e desenvolvimento de um sistema multimídia portátil para ambientes de ensino básico. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. |
Abstract: | A informática, frente às novas tecnologias de sistemas de informação e comunicação (TICs), adquire cada vez mais relevância, com possibilidades de profundas mudanças no cenário educacional em todo o mundo. Porém, apesar destes avanços tecnológicos associados à educação, países que adotam sistemas similares ao nosso, um modelo educacional baseado na mera transmissão de conhecimento, concebe o aluno como um ser passivo, sem capacidade crítica e reflexiva, com uma visão de mundo segundo o que lhe foi transmitido. Nesse sentido, o computador é um instrumento poderoso, que pode ajudar na formação deste aluno, no desenvolvimento de atividades interativas e colaborativas, através dos vários tipos de mídias existentes. Com o propósito de contribuir com o aperfeiçoamento neste contexto, tendo como modelo a educação brasileira no cenário público, este trabalho propõe o desenvolvimento de um dispositivo portátil e com recursos multimídia, de baixo custo e uso simplificado, focado na dinâmica da sala de aula. A combinação das funcionalidades de um sistema de projeção e um computador permite a conexão com a Internet, manipulação de conteúdo multimídia, desenvolvimento de tarefas colaborativas com a participação dos alunos, apresentação de conteúdos educacionais, entre outras funções. Este dispositivo foi introduzido em algumas salas de aula, onde foi constatado, através de relatos dos professores, o benefício de sua utilização na construção do conhecimento, tanto em atividades em sala de aula como fora dela. O sistema desenvolvido, os resultados dos testes nas escolas, assim como os pontos fortes e fracos desta tecnologia, serão abordados detalhadamente neste trabalho |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2396 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo3223_1.pdf | 3,53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons