Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2393
Título: ucsCNL A controlled natural language for use case specifications
Autor(es): HORI, Érica Aguiar Andrade
Palavras-chave: Automatic Generation of Test Cases; Use Case Specifications; Controlled Natural Language
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Aguiar Andrade Hori, Érica; de Almeida Barros, Flávia. ucsCNL A controlled natural language for use case specifications. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: A maioria das empresas utiliza a linguagem natural livre para documentar software, desde os seus requisitos, até os casos de uso e testes usados para verificar o produto final. Visto que as fases de análise, projeto, implementação e teste do sistema dependem essencialmente dessa documentação, é preciso assegurar inicialmente a qualidade desses textos. Contudo, textos escritos em linguagem natural nem sempre são precisos, devido ao fenômeno da ambigüidade (léxica e estrutural), podendo dar margem a diferentes interpretações. Uma alternativa para se minimizar esse problema é o uso de uma Linguagem Natural Controlada - um subconjunto de alguma língua natural, que usa um vocabulário restrito a um domínio particular, e regras gramaticais que guiam a construção de sentenças com redução de ambigüidade semântica visando padronização e precisão dos textos. Este trabalho, na área de Teste de Software, apresenta a ucsCNL (Use Case Specification CNL), uma Linguagem Natural Controlada para escrever especificações de casos de uso no domínio de dispositivos móveis. A ucsCNL foi integrada à TaRGeT (Test and Requirements Generation Tool), uma ferramenta para geração automática de casos de teste funcionais baseados em cenários de casos de uso escritos em Inglês. A ucsCNL provê um ambiente para geração de casos de teste mais claros, com ambigüidade reduzida, influindo diretamente na qualidade dos testes e na produtividade dos testadores. A ucsCNL já está em uso e tem alcançado resultados satisfatórios
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2393
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3220_1.pdf1,28 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.