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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23886
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Título: | A importância do VER-SUS na formação profissional dos estudantes de saúde |
Autor(es): | SENA, Hemíllia Robertta Batista de |
Palavras-chave: | Saúde Pública- Vivências; SUS; VER-SUS |
Data do documento: | 2-Mar-2018 |
Citação: | SENA, H. R. B. |
Abstract: | O Ministério da Saúde com a colaboração do movimento estudantil, sabendo a necessidade de mudanças de ensino-aprendizagem na formação em saúde, construíram o projeto de Vivências e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) que utiliza espaços de percepção coletiva para construção de saberes, permitida pela troca de experiências entre estudantes de diversas áreas da saúde. Essa nova prática de educação visa gerar conhecimentos relevantes para a realidade de saúde e comunidade e obter uma formação de qualidade para o SUS. Este estudo é uma revisão de literatura a cerca do uso do projeto de vivências e estágios na realidade do SUS como ferramenta para a formação dos estudantes de saúde. Realizou-se uma pesquisa na qual foram selecionados, artigos entre 2013 a 2017, nas bases de dados REDE UNIDA, Periódicos da CAPES e SciELO, utilizando os termos descritores: “relatos de experiência”, “vivências e estágios”, “VER-SUS” e “formação em saúde”. Foram identificados 27 artigos e, após uma análise criteriosa foi selecionado 10 artigos para compor a revisão. Os trabalhos analisados mostraram que as vivências usam as visitas aos serviços e os debates como principais metodologias, e diversificam outras, como por exemplo, textos, dinâmicas, vídeos, recorte e colagem. Todavia, eram executadas de forma bem semelhantes e atendiam assim seus objetivos. As mudanças ocorridas na relação dos estudantes com o SUS ao participarem de seu real funcionamento, podendo perceber e conviver com os profissionais e também usuários traz uma visão mais reflexiva sobre a saúde pública e quanto a sua formação, e assim visualiza-se esse projeto como principal motivo para tais transformações. Neste sentido, o VER-SUS é de extrema importância quanto à ressignificação do processo de formação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23886 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Nutrição |
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