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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Juliana Souza-
dc.contributor.authorSENA, Hemíllia Robertta Batista de-
dc.date.accessioned2018-03-02T14:37:11Z-
dc.date.available2018-03-02T14:37:11Z-
dc.date.issued2018-03-02-
dc.date.submitted2017-07-27-
dc.identifier.citationSENA, H. R. B.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23886-
dc.description.abstractO Ministério da Saúde com a colaboração do movimento estudantil, sabendo a necessidade de mudanças de ensino-aprendizagem na formação em saúde, construíram o projeto de Vivências e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) que utiliza espaços de percepção coletiva para construção de saberes, permitida pela troca de experiências entre estudantes de diversas áreas da saúde. Essa nova prática de educação visa gerar conhecimentos relevantes para a realidade de saúde e comunidade e obter uma formação de qualidade para o SUS. Este estudo é uma revisão de literatura a cerca do uso do projeto de vivências e estágios na realidade do SUS como ferramenta para a formação dos estudantes de saúde. Realizou-se uma pesquisa na qual foram selecionados, artigos entre 2013 a 2017, nas bases de dados REDE UNIDA, Periódicos da CAPES e SciELO, utilizando os termos descritores: “relatos de experiência”, “vivências e estágios”, “VER-SUS” e “formação em saúde”. Foram identificados 27 artigos e, após uma análise criteriosa foi selecionado 10 artigos para compor a revisão. Os trabalhos analisados mostraram que as vivências usam as visitas aos serviços e os debates como principais metodologias, e diversificam outras, como por exemplo, textos, dinâmicas, vídeos, recorte e colagem. Todavia, eram executadas de forma bem semelhantes e atendiam assim seus objetivos. As mudanças ocorridas na relação dos estudantes com o SUS ao participarem de seu real funcionamento, podendo perceber e conviver com os profissionais e também usuários traz uma visão mais reflexiva sobre a saúde pública e quanto a sua formação, e assim visualiza-se esse projeto como principal motivo para tais transformações. Neste sentido, o VER-SUS é de extrema importância quanto à ressignificação do processo de formação.pt_BR
dc.format.extent42 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaúde Pública- Vivênciaspt_BR
dc.subjectSUSpt_BR
dc.subjectVER-SUSpt_BR
dc.titleA importância do VER-SUS na formação profissional dos estudantes de saúdept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4764116H2pt_BR
dc.description.abstractxThe Ministry of Health, with the collaboration of the student movement, knowing the need for changes in teaching and learning in health education, has built the project of Experiences and Internship in the Reality of the Unified Health System (VER-SUS) that uses spaces of collective perception for construction Of knowledge, allowed by the exchange of experiences among students from different health areas. This new practice of education aims to generate knowledge relevant to the reality of health and community and obtain quality training for SUS. This study is a literature review about the use of the project of experiences and stages in the reality of SUS as a tool for the training of health students. A research was carried out in which articles were selected, between 2013 and 2017, in the REDE databases UNIDA, Periodicals of CAPES and SciELO, using the terms descriptors: "reports of experience", "experiences and stages", "VER-SUS" and "health training". We identified 27 articles and, after a careful analysis, ten articles were selected to compose the review. The analyzed works show that the experiences use visits to services and debates as main methodologies, and diversify others, such as texts, dynamics, videos, clipping and collage. However, they were performed very similarly and thus met their objectives. The changes that occurred in the relationship between students and the SUS, when participating in its real operation, being able to perceive and coexist with professionals and also users, brings a more reflective view on public health and its formation, and thus visualizes this project as Main reason for such transformations. In this sense, VER-SUS is extremely important as regards the re-signification of the training process.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NN) - Núcleo de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Nutrição – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Nutrição

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