Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23871
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALBUQUERQUE, Alicinez Guerra | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Deborah Maria dos | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-28T18:45:44Z | - |
dc.date.available | 2018-02-28T18:45:44Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-28 | - |
dc.date.submitted | 2017-07-14 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, D. M. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23871 | - |
dc.description.abstract | A alimentação humana é um ato social que faz parte do cotidiano mundial e durante o período escolar é um dos fatores ambientais mais importantes relacionados ao crescimento e desenvolvimento e promoção da saúde da criança e do adolescente. O objetivo deste estudo é investigar na literatura científica as intervenções em educação alimentar e nutricional que abordam a alimentação escolar enquanto estratégia educativa no contexto de escolas públicas. Trata-se de uma revisão na literatura de artigos científicos selecionados pela busca nas bases de dados Lilacs, Scielo e Medline, realizado no período do mês de janeiro a maio de 2017, com publicações entre 2006 a 2016. Como resultados, foi observado um número reduzido de publicações referentes ao tema a ser explorado, a maior parte desses artigos selecionados são de origem internacional, expondo déficit de publicações nacionais. As ações discutidas foram às potencialidades de intervenções educativas no espaço escolar, enfatizando o ambiente como um local importante no aprendizado de hábitos alimentares saudáveis, e a educação alimentar nutricional como um dos principais determinantes da saúde no combate a obesidade e doenças crônicas. Conclui-se que o ambiente escolar é um local privilegiado para exercer atividades educativas com a alimentação escolar para o aprendizado do alimento saudável. Espera-se que as informações analisadas possam subsidiar novos estudos em prol da promoção da alimentação escolar saudável. | pt_BR |
dc.format.extent | 46 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alimentação Escolar - Revisão | pt_BR |
dc.subject | Educação Alimentar e Nutricional | pt_BR |
dc.subject | Saúde Escolar | pt_BR |
dc.title | A alimentação escolar como estratégia de educação alimentar e nutricional: uma revisão da literatura | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9180575213548154 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Human feeding is a social act that is part of the daily world and during the school period is one of the most important environmental factors related to the growth and development and promotion of the health of children and adolescents. The objective of this study is to investigate in the scientific literature the interventions in food and nutritional education that approach school feeding as an educational strategy in the context of public schools. It is a review in the literature of scientific articles selected by searching the Lilacs, Scielo and Medline databases, carried out from January to May 2017, with publications from 2006 to 2016. As results, a number Reduced of publications related to the topic to be explored, most of these selected articles are of international origin, exposing deficit of national publications. The actions discussed were the potentialities of educational interventions in school, emphasizing the environment as an important place in learning healthy eating habits, and nutritional education as one of the main determinants of health in the fight against obesity and chronic diseases. It is concluded that the school environment is a privileged place to carry out educational activities with school feeding to learn healthy food. It is hoped that the information analyzed may support new studies to promote healthy school feeding. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NN) - Núcleo de Nutrição | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Nutrição – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Nutrição |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Deborah Maria dos.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons