Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2386
Título: An approach to implement core assets in service-oriented product lines
Autor(es): de Freitas Batista, Vando
Palavras-chave: framework de middleware; computação móvel; redes móveis ad hoc; engenharia de software experimental
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Freitas Batista, Vando; Souto Rosa, Nelson. An approach to implement core assets in service-oriented product lines. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Com o avanço da maturidade das redes de comunicação sem fio e da popularidade e diversidade dos dispositivos de computação portátil, estamos chegando a um estágio onde podemos ter comunicação em qualquer lugar e a qualquer momento de uma forma mais transparente. As redes móveis ad hoc (MANETs - Mobile Ad Hoc Networks) surgem como uma infra-estrutura de comunicação essencial para dar suporte às aplicações onde é possível ter interação espontânea e o acesso/compartilhamento de informação entre os hosts móveis sem uma configuração prévia. Adicionalmente, a natureza de distribuição dinâmica e móvel das aplicações para MANETs e as características presentes nesse tipo de rede requerem a necessidade do uso de middleware específico para dar suporte ao desenvolvimento dessas aplicações. No entanto, soluções tradicionais de middleware para rede fixa não se aplicam a este cenário devido à mobilidade dinâmica dos hosts e às restrições de conectividade. Assim, tanto os desenvolvedores de middleware quanto os desenvolvedores de aplicações têm que tratar os desafios trazidos pelas características das MANETs. Além disso, as soluções propostas por trabalhos relacionados na área não contemplam todos os problemas trazidos por este ambiente. Objetivando a melhoria do desenvolvimento de sistemas distribuídos para este cenário através do reuso de software, este trabalho busca generalizar os inúmeros esforços na direção de desenvolvimento de middleware para suportar aplicações sobre MANETs. Desta forma, esta dissertação apresenta um framework de sistemas de middleware, Spontaneousware, e conseqüentemente o Sw-Bluj, um middleware para a plataforma Java Micro Edition (CLDC/MIDP) e rede Bluetooth. Por fim, foi realizado um estudo experimental formal com o propósito de evidenciar o real impacto e a contribuição do Spontaneousware, bem como do Sw-Bluj, no processo de desenvolvimento de sistemas móveis para redes ad hoc
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2386
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3213_1.pdf1,83 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.