Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23854
Title: O metadiscurso em artigos científicos de linguística e literatura
Authors: SILVA, Aline Cristina da
Keywords: Escrita acadêmica;Metadiscurso;Artigo científico
Issue Date: 28-May-2014
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Inserida na linha de estudos relacionados à Análise de gêneros esta investigação que trata do metadiscurso em artigos científicos de Linguística e Literatura é voltada para o estudo da escrita acadêmica em seus contextos textuais e sociais de uso. O objetivo geral desta pesquisa é descrever a escrita acadêmica das duas comunidades acadêmicas estudadas, destacando como os recursos metadiscursivos Interacionais e Interativos propostos por Hyland & Tse (2004) e Hyland (2005) envolvem e guiam, respectivamente, o leitor ao longo do texto. Nesse sentido, realizamos uma macroanálise, na qual observamos as organizações das unidades retóricas que compunham os artigos, e uma microanálise, momento em que investigamos a frequência de uso do Metadiscurso Interacional e Interativo de uma maneira geral e em cada unidade retórica identificada. O corpus de análise é formado por 30 artigos científicos, sendo 15 de uma área e 15 de outra. Os artigos foram extraídos de 6 revistas online, divididas entre essas áreas, atestadas pela avaliação Qualis A1 e A2 periódicos da Capes. Os dados revelam que, em relação à organização estrutural dos artigos, os profissionais de Linguística apresentaram uma tendência em dividir as unidades retóricas por tópicos enquanto os de Literatura, não. Ao observarmos a presença dos recursos metadiscursivos Interacionais foi possível perceber que os linguistas tendem a se auto promover através da utilização de um “eu” discursivo enquanto os profissionais de Literatura têm como foco principal o engajamento com seus leitores. Quanto ao uso dos recursos Interativos vimos que tanto os autores de Linguística quanto os de Literatura costumam priorizar a prática de citação. Assim, percebemos que ainda que o estudo da escrita tenha sido em um único gênero, o artigo científico, a organização retórica e a escolha pelo uso de recursos metadiscursivos mostram que as duas áreas têm modos marcadamente diferentes de comunicar conhecimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23854
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Linguística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert_Aline-BC.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons