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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23842
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Marcelus Brito de | - |
dc.contributor.author | VICENTE, Gláucia de Fátima da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-21T19:38:41Z | - |
dc.date.available | 2018-02-21T19:38:41Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-21 | - |
dc.date.submitted | 2017-12-01 | - |
dc.identifier.citation | VICENTE, G. F. S. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23842 | - |
dc.description.abstract | O meio em que a criança vive pode contribuir para o pleno desenvolvimento da aptidão física e do desempenho motor. O objetivo deste estudo foi avaliar e comparar dois grupos de crianças de escolas com realidades diferentes da cidade de Sairé, Pernambuco. Este estudo é uma coorte transversal onde foram avaliadas crianças de ambos os sexos (n=50), com idade entre 7 a 9 anos, de uma amostra randomizada. Foram aplicados testes de antropometria (peso, altura e IMC), composição corporal (massa magra, massa gorda e percentual de gordura), aptidão física (preensão manual, flexibilidade, resistência abdominal, impulsão horizontal, agilidade nos quatro cones e velocidade em 20 metros) e desempenho neuromotor (KTK). Os dados foram expressos em média± desvio padrão. Não houve diferenças entre os dois grupos na antropometria, nem na composição corporal. Nas avaliações da aptidão física o único teste que apresentou diferença significativa em nosso estudo foi o de resistência abdominal (19,4 ± 9,3 e 14,0 ± 7,7 e o valor de p = 0,04), obtendo o melhor desempenho o grupo de crianças pertencentes à escola que possui uma melhor estrutura. No teste do desempenho motor grosso também não houve diferença significativa entre os grupos analisados. Assim, concluímos que não houve diferenças significativas entre as crianças de duas escolas com realidades diferentes. | pt_BR |
dc.format.extent | 50 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aptidão Física | pt_BR |
dc.subject | Educação Física para Crianças | pt_BR |
dc.subject | Antropometria | pt_BR |
dc.subject | Composição Corporal | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa da antropometria, composição corporal, desempenho neuromotor e aptidão física de crianças dos 7 aos 9 anos de idade de duas escolas com realidades diferentes no Município de Sairé – Pernambuco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | QUEIROZ, Daniel da Rocha | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4279248Y6 | pt_BR |
dc.description.abstractx | A child’s environment can contribute to the total development of physical fitness and motor performance. The purpose of this study was to evaluate and compare two groups of school children with different realities (what is different realities?) from the city of Sairé, Pernambuco. This study is a cross-sectional cohort where children of both sexes (n = 50), aged 7-9 years, were evaluated from a randomized sample. Anthropometric tests (weight, height and BMI), body composition (lean mass, fat mass and percentage of fat), physical fitness (manual grip, flexibility, abdominal resistance, horizontal impulsion, agility in the four cones and velocity in 20 meters ) and neuromotor performance (KTK). Data were expressed as mean ± standard deviation. There were no differences between the two groups in anthropometry nor in body composition. In the physical fitness assessments, the only test that presented a significant difference in our study was abdominal resistance (19,4 ± 9,3 e 14,0 ± 7,7 e o valor de p = 0,04), with the best performance being the group of children belonging to the better-structured school. In the gross motor performance test there was also no significant difference between the analyzed groups. Thus, we concluded that there were no significant differences between children from two schools with different realities. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/5673831264022461 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
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