Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23841
Comparte esta pagina
Título : | As barreiras da escolarização dos jogadores de futebol brasileiros no século XXI: uma revisão literatura |
Autor : | SANTOS, Roger José da Silva |
Palabras clave : | Atletas; Esportivização; Escolarização de atletas |
Fecha de publicación : | 21-feb-2018 |
Citación : | SANTOS, R. J. S. |
Resumen : | O esporte vem sendo um meio em que os jovens planejam conseguir ascensão social e econômica mais rápida, porém a realidade na maioria das vezes é árdua. O objetivo desta revisão foi identificar as barreiras encontradas na vida dos jogadores de futebol sobre a escolarização no século XXI. Este estudo é uma pesquisa é uma revisão da literatura do tipo narrativa, e foram consultadas as seguintes bases: Scielo, Portal de Periódicos e Capes e utilizados os seguintes descritores: Educação Física Escolar Esporte. História do Futebol. Esportivização Escolar. Escolarização dos atletas. Foram encontrados 574 artigos nas línguas inglesa, espanhol e portuguesa; destes utilizamos 58 artigos lidos na integra. Os resultados foram distribuídos em três capítulos, o primeiro falou sobre o contexto histórico Futebol; o segundo abordou o Esporte Educacional e, o terceiro discutiu acerca dos apontamentos sobre as barreiras encontradas na escolarização dos jogadores de futebol. Então podemos concluir que a jornada dos alunos/atletas em conciliação com a profissionalização vem sendo muito árdua, pois devido a grande demanda de treinos e a cobrança pelo alto desempenho. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23841 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Roger José da Silva. ok.pdf | 431,46 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons