Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2384
Título: Análise e formalização do sistema de implantação dos projetos da lei de informática na UFPE
Autor(es): José Pereira da Silva, Eduardo
Palavras-chave: Cooperação universidade-empresa;Lei de Informática;Mapeamento e modelagem de processos;BPMN.
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: José Pereira da Silva, Eduardo; Roberto Freire Cunha, Paulo. Análise e formalização do sistema de implantação dos projetos da lei de informática na UFPE. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: O processo de Cooperação Universidade-Empresa se dá através de um conjunto de atividades, passando desde as relações pessoais informais até aquelas em que ocorrem formalmente os acordos de parceria, normalmente representados pelos convênios de cooperação entre empresa e universidade. O Governo, através de um arcabouço legal, tem procurado incentivar tais parcerias. Um dos exemplos importantes deste incentivo, no que tange, em particular, à área de Tecnologia da Informação e Comunicação, é a cooperação Universidade-Empresa que ocorre em função da Lei de Informática. A literatura demonstra que, apesar do reconhecimento da importância da cooperação entre o setor acadêmico e o setor empresarial, a formalização do seu processo na prática enfrenta barreiras, principalmente pelo fato de envolver atores com natureza, a priori, essencialmente distintas. Como uma destas barreiras, destaca-se a burocracia existente nos processos administrativos internos das universidades. Neste contexto, esta pesquisa visa analisar o processo de cooperação Universidade-Empresa, incentivado pela Lei de Informática, que ocorre no âmbito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em particular através do seu Centro de Informática (CIn). Utilizando os conceitos de modelagem de processos e com o auxílio da notação BPMN (Business Process Modeling Notation) foi possível identificar e desenhar, no âmbito da UFPE, o cenário atual (situação AS IS) do processo de assinatura do convênio, que é imprescindível para formalizar a parceria. Após análise do cenário atual, apresenta-se uma proposta de melhoria, com o objetivo de reduzir os principais entraves burocráticos identificados. A adoção do cenário proposto (situação TO BE), no âmbito da UFPE, resulta em considerável diminuição do tempo gasto na tramitação do referido processo, contribuindo assim para a agilidade e a dinamicidade da cooperação entre o CIn e as Empresas incentivadas pela Lei de Informática
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2384
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3211_1.pdf3,15 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.