Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23839

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSALDANHA, Renato Machado-
dc.contributor.authorFERREIRA, Ana Belquice de Moura-
dc.date.accessioned2018-02-21T19:09:59Z-
dc.date.available2018-02-21T19:09:59Z-
dc.date.issued2018-02-21-
dc.date.submitted2017-02-02-
dc.identifier.citationFERREIRA, A. B. M.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23839-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a relação entre a educação física escolar e a religião de seus alunos, a destacar do sexo feminino. Objetivou analisar as publicações relacionadas ao tema “educação física e religião” a fim de trazer comparações entre seus pensamentos, observar criticamente como o tema tem sido tratado e trazer condições para fazer com que mais alunos tenham prazer em participar das aulas e possam, assim, conhecer a cultura corporal. Para isso, realizamos uma análise qualitativa da literatura, que foi levantada através da busca de palavras-chave em bancos de dados online. O texto é dividido em três capítulos, que se propõem a trazer aprofundamento para que o tema seja discutido, sendo eles: 1) Religião e sociedade: uma breve contextualização histórica, 2)Participação da religião na história da educação brasileira e 3)O corpo da Educação Física).Percebemos que, em seus registros, os autores fizeram reflexões sobre as dificuldades na relação entre a educação física escolar e a religião, no entanto, já é possível apontar que alunas compreendem o objetivo das aulas e participam. A compreensão do papel da educação é o ponto chave para realizarmos mudanças na sociedade a partir de uma escola laica, gratuita e universal.pt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física e Treinamentopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleRefletindo a subjetividade evangélica nas aulas de educação física a partir de suas publicações brasileiraspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248754J2pt_BR
dc.description.abstractxThe present paper refers to the relationship between school physical education and religion of its mostly female students. It aimed to analyse the publications related to the subject of physical education and religion in order to bring comparisons between their thoughts, to critically observe how the theme has been treated and bring conditions to make more students enjoy participating in classes, assimilate and learn about body culture. It has been used qualitative research of literature by searching keywords in online databases. The text is divided into three chapters that propose to bring a deeper understanding of the topic, such as: 1 ) Religion and society: a brief historical contextualization, 2) Participation of religion in the history of Brazilian education, and 3) The body of physical education. We noticed that the authors reflected on difficulties in the relationship between physical education and religion, however, it is already possible to point out that the students understand the purpose of the classes and usually participate. Understanding the role of education is the key for making changes in society from a secular, free and universal school.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FERREIRA, ANA BELQUICE DE MOURA.pdf987,31 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons