Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23835

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Hercília Melo do-
dc.contributor.authorSILVA, José Igor Medeiros dos Santos-
dc.date.accessioned2018-02-21T18:47:39Z-
dc.date.available2018-02-21T18:47:39Z-
dc.date.issued2018-02-21-
dc.date.submitted2017-12-11-
dc.identifier.citationSILVA, J. I. M. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23835-
dc.description.abstractA evolução tecnológica proporciona a atual sociedade velocidade celeridade nos processos de informação e comunicação, com repercussões na escola, no currículo e nos atores educacionais. Diante destas considerações, a presente pesquisa de caráter documental, buscou analisar a influência das tecnologias educacionais na proposição de políticas públicas nacionais e nas diretrizes curriculares do Estado de Pernambuco voltadas ao ensino médio. Para tanto, a Lei de diretrizes de bases da educação, Estatuto da criança e do adolescente, Estatuto da juventude, Diretrizes curriculares nacionais e Parâmetros para educação básica de Pernambuco (Parâmetros na sala de aula) integraram o corpus documental desta investigação. Pernambuco não deteve metas e objetivos claros referentes à implantação/implementação das tecnologias no ensino médio, com menção em textos nacional de giz e livro como produtos contributivo ao desenvolvimento científico. Apesar do papel que desempenha o professor no processo de construção do saber e estratégias de capacitação presentes no recorte documental, as políticas, majoritariamente, objetivaram o aluno em seu percurso de aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent47 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.titleAs tecnologias na educação: Uma análise documentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3792925926856737pt_BR
dc.description.abstractxThe technological evolution provides the current speed society rapidly in the processes of information and communication, with repercussions in school, the curriculum and the educational actors. Faced with these considerations, the present research, of character documents, we sought to analyze the influence of educational technologies in the proposition of national public policies and in the curricular guidelines of the state of Pernambuco geared to middle school. For both, the Law of Guidelines of Foundations of Education, Statute of the Child and Adolescent Statute of youth, national curricular guidelines and parameters for basic education of Pernambuco (parameters in the classroom) integrated the documental corpus of research.. Pernambuco not kept clear goals and objectives regarding deployment/implementation of educational technologies in education, with mention in national texts of chalk and books as contributory products to scientific development. Although the role of the teacher in the process of construction of knowledge and training strategies present in the documentary clip, policies, mostly aimed at the student in your journey of learning.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Jose Igor Medeiros Santos.pdf1,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons