Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23751

Compartilhe esta página

Título: A ludicidade no processo de ensino aprendizagem da educação física no ensino infantil: uma revisão da literatura
Autor(es): SILVA, Iolanda Fernanda de Almeida
Palavras-chave: Educação Física para Crianças; Ludicidade; Educação Infantil
Data do documento: 20-Fev-2018
Citação: SILVA, I. F. A.
Abstract: A Educação Infantil foi introduzida na trajetória escolar com o objetivo de promover o desenvolvimento integral da criança. Sendo oferecida em creches e pré-escolas, podendo ser de origem pública ou privada, ofertada para crianças de 0 aos 6 anos de idade. Com a Lei de Diretrizes e Base da Educação 9394/96, nos dá garantia da participação da Educação Física integrada no currículo da Educação Infantil que tem um grande papel também no desenvolvimento da criança através de atividades lúdicas. A Ludicidade é compreendida como lazer e a recreação. A mesma vem sendo utilizada como ferramenta pedagógica, oferecendo grandes contribuições a diferentes níveis da Educação. A pesquisa apresentada, Ludicidade no Ensino Infantil, tem o objetivo geral com a seguinte propostas investigar como o fenômeno da Ludicidade é abordado no ensino da educação infantil a luz de textos acadêmicos a fim de pensar na direção que tais debates tomou; objetivos específicos analisar quais as contribuições da ludicidade nas aulas de Educação Física para a Educação Infantil. Metodologia é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica, a qual segundo Gil se desenvolve a partir de materiais já elaborados, constituídos principalmente de livros e artigos científicos. Nessa perspectiva, buscamos artigos que tratassem do tema escolhido, nas bases de pesquisa do Google Acadêmico, Scielo e na Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Revista Cientifica Multidisciplinar Núcleo do conhecimento e outras, EFDesporte.com Revista Digital. Por fim, o professor de Educação Física possui uma grande responsabilidade na Educação Infantil, sendo responsável por realizar trabalhos através do Lúdico, utilizando de brincadeira e jogos, executando de maneira consciente atendendo e respeitando as necessidades das crianças.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23751
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Iolanda Fernanda de Almeida.pdf918,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons