Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23650

Share on

Title: Priorização de processos de negócios associados ao Polo Têxtil do Agreste de Pernambuco: uma abordagem multicritério
Authors: CARVALHO, Edinalva Nogueira de Carvalho
Keywords: Processo decisório por critério múltiplo; Pequenas e médias empresas – Administração; Planejamento estratégico
Issue Date: 9-Dec-2016
Publisher: Universidade Federal de Permanbuco
Abstract: A gestão eficiente da Cadeia de Suprimentos tem proporcionado às organizações um controle mais efetivo nos processos produtivos, sendo reconhecida como elemento-chave para o desempenho organizacional. O efetivo gerenciamento tem sido realizado através do auxílio de técnicas modernas, com destaque para a Gestão de Processos de Negócios (BPM – Business Process Management). No entanto, gerenciar processos, segundo estratégias consideradas relevantes para as organizações, ainda é considerado um procedimento crítico. Sendo assim, a presente pesquisa tem por objetivo propor um modelo de decisão para priorizar os processos de negócios associados à gestão da cadeia de suprimentos, como forma de contribuir para melhores práticas de gestão e, consequentemente, aquisição de vantagem competitiva. Neste estudo, utilizou-se o procedimento para a modelagem de problemas de decisão, onde o modelo proposto consiste em três fases, a fase de estruturação do problema, onde as alternativas e critérios são definidos através de uma revisão da literatura, e do método Value-Focused Thinking (VFT); a fase de aplicação do método multicritério e por fim, a fase de avaliação e decisão. O modelo é baseado no método PROMETHEE II. A fim de demonstrar a aplicabilidade do modelo, realizou-se um estudo de caso em uma empresa inserida no Polo Têxtil do Agreste de Pernambuco. Os resultados da pesquisa demonstraram que, as alternativas “Realizar a lavagem da peça”, “Definir o plano de melhorias de processo”, “Desenvolver uma gestão de relacionamento com os clientes” e “Gerenciar o relacionamento com os fornecedores” foram consideradas as mais críticas, ou seja, devem receber maior atenção, pois qualquer imprevisto nestes processos, ocasionará em uma sequência de problemas. Foi observado, também, que dentre os cinco processos mais críticos, três deles estão associados ao alinhamento estratégico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23650
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Edinalva 010217- Versão final.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons