Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23630
Title: Utilização de interfaces Multi-Touch em sistemas virtuais de ensino como meio de ampliação da acessibilidade para deficientes visuais
Authors: OLIVEIRA, Antúlio de
Keywords: Sistema multimídia;Educação a distância;Acessibilidade
Issue Date: 17-Aug-2012
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Com a evolução das tecnologias que dão suporte à interação humano computador surge o uso intensivo dos dispositivos sensíveis ao toque. Este meio inovador possibilita um notável avanço e uma ampliação das possibilidades da interação pela utilização mais direta e a manipulação intuitiva dos objetos de informações presentes nas telas. Mesmo com todos esses avanços, uma realidade limitante persiste para a população cega, com a existência da desigualdade de acesso e na velocidade de obtenção dos conteúdos disponíveis na web, particularmente nos sistemas de ensino a distância, uma vez que de uma maneira geral, esses ambientes não possuem acessibilidade adequada e nem possuem o tratamento para uso de superfícies sensíveis ao toque. Esta dissertação sugere uso regular dos recursos multi-touch aliados à acessibilidade no desenvolvimento das interfaces para ambientes de ensino a distância, propondo uma arquitetura de referência para o desenvolvimento de software, materializada através de um conjunto de diretrizes de desenvolvimento denominado de Design GUIDANCE. O Design GUIDANCE é um instrumento de referência a ser utilizado pelos designers na construção da camada de apresentação dos sistemas virtuais de ensino, que favorece a melhoria do desempenho da acessibilidade e usabilidade para usuários deficientes visuais. O produto desta dissertação é fruto de uma extensa pesquisa que se empenhou em explorar a combinação das orientações e guias de acessibilidade / usabilidade apresentados pela indústria e órgãos normativos com os estudos referenciais adquiridos durante revisão de literatura, que serviu de alicerce para a elaboração do Design GUIDANCE. Essas diretrizes favorecem à adequação dos recursos das telas sensíveis ao toque aos requisitos universais de acessibilidade e são aplicados no desenvolvimento de ambientes virtuais de ensino a distância. Durante o desenvolvimento desta dissertação, foi realizado o uso prático das diretrizes do Design GUIDANCE, no desenvolvimento de uma solução na camada de apresentação de um sistema virtual de ensino - Sistema Amadeus. O protótipo da interface foi desenvolvido em HTML5 e submetido a uma avaliação quantitativa e qualitativa para usuários deficientes visuais através de pesquisa em campo. Uma análise e interpretação dos resultados foi realizada e confirmada a percepção das melhorias e a aceitação do novo modelo de interação por parte desses usuários. Como resultado adicional, foram levantadas as oportunidades de melhorias e sugerido a realização de trabalhos futuros em tecnologia assistiva voltados a pessoas cegas no uso de Sistemas Virtuais de Ensino.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23630
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Mestrado_Antulio_Oliveira_Agosto_2012.pdf55.16 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons