Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2361
Title: Uma proposta para o gerenciamento ágil de projetos baseada em sua complexidade
Authors: Ebert, Cassiano
Keywords: Gerenciamento de Projeto de TI;ISO 9001:2000;Gerenciamento Ágil de Projetos de TI;Categorização de projetos de TI;PMBOK®.
Issue Date: 31-Jan-2009
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Ebert, Cassiano; Perrelli de Moura, Hermano. Uma proposta para o gerenciamento ágil de projetos baseada em sua complexidade. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: A área de tecnologia da informação (TI) vem sofrendo transformações em ritmo cada vez mais acelerado nas últimas décadas. Isso pode ser comprovado pela importância que ela tem assumido nas organizações, deixando de ser apenas o antigo setor de centro de processamento de dados para ser um parceiro estratégico das áreas de negócio, contribuindo fortemente para o alcance das metas e resultados corporativos. Desta maneira, a área de tecnologia da informação precisou se estruturar por processos e muitas vezes obter um selo de garantia que atestasse a qualidade dos seus produtos e serviços, selo esse que muitas vezes tem sido representado pela certificação ISO 9001:2000 dos seus sistemas de gestão da qualidade. Além disso, a grande maioria dos produtos e serviços da área são planejados e realizados através da execução de projetos, sejam eles do setor de desenvolvimento de software, infraestrutura ou atendimento de TI. E esses projetos têm, ao longo do tempo, sido conduzidos através de metodologias totalmente baseadas no PMBOK® (PMI, 2004). Contudo, ao utilizar essas metodologias em ambientes certificados ISO 9001:2000 fica difícil gerar resultados rápidos e que agreguem valor para as áreas clientes da TI. Isso se deve a natureza complexa e instável dos projetos dessa área. Baseado neste cenário o presente trabalho busca apresentar uma abordagem que combine os conceitos das metodologias ágeis de gerenciamento de projetos, tais como: Agile Project Management, Agile Project Management Framework e Scrum; com as técnicas e práticas, já consagradas, do PMBOK® (PMI, 2004) de maneira que se obtenha um modelo híbrido de gestão de projetos e que não vá de encontro aos princípios da ISO 9001:2000. Para tanto, também foi necessário criar um modelo de categorização de projetos de TI para determinar sua complexidade e a partir disso identificar quais técnicas e práticas da abordagem devem ser utilizadas em cada projeto. Ao final é conduzido um estudo de caso para avaliar a abordagem proposta
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2361
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo3180_1.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.