Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2360
Título: IDEA: um protocolo para o isolamento e desvio de anomalias em redes de sensores
Autor(es): BRANDÃO, Hermano Pontual
Palavras-chave: Redes de sensores; Desvio de anomalias; Isolamento de anomalias
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Pontual Brandão, Hermano; André da Silva Gonçalves, Paulo. IDEA: um protocolo para o isolamento e desvio de anomalias em redes de sensores. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: O número de aplicações que utilizam redes de sensores sem fio cresceu rapidamente. Entretanto, essas redes estão sujeitas a falhas e ataques que podem atrapalhar ou impedir a propagação de informações importantes. Em muitos cenários, é inviável simplesmente remover os nós responsáveis por essas anomalias. A alternativa encontrada para solucionar esse problema foi desenvolver um protocolo capaz de isolar a região de anomalia e construir desvios em torno da mesma: o IDEA. Para construir esses desvios, o IDEA define múltiplas trajetória de referência, as quais são as representações gráficas de equações no plano cartesiano. A fim de avaliar essa proposta, foi realizada uma implementação do IDEA no Network Simulator (ns-2). As simulações mostraram, dentre outros resultados, que esse protocolo possui uma boa taxa de sucesso na construção dos desvios e que a utilização de múltiplos caminhos prolonga a energia dos nós envolvidos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2360
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3179_1.pdf1,56 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.