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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23539

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLAPA, Tomás de Albuquerque-
dc.contributor.authorPEREIRA, Adriano Neves-
dc.date.accessioned2018-02-05T19:49:39Z-
dc.date.available2018-02-05T19:49:39Z-
dc.date.issued2016-08-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23539-
dc.description.abstractA maioria das cidades não foi planejada para atender aos anseios dos transeuntes e, para aqueles que adentram no território da terceira idade, restalhes recolher-se na intimidade da moradia ou tentar desbravar os espaços desconhecidos, transformando-se em empreitada de risco. Desta forma, esta pesquisa foi realizada em Petrolina, localizada no Estado de Pernambuco, cidade de grande porte, onde idosos também utilizam a caminhada como forma de locomoção, usando, dentre os componentes do espaço urbano, as calçadas. Categoriza as melhores condições de deslocamento para os senis e aponta melhorias para a circulação nas calçadas àqueles de mobilidade reduzida. Também está presente uma abordagem acerca da urbanidade como princípio de qualidade de vida que ultrapassa a nuance meramente técnica. A pesquisa envolveu 190 participantes dos gêneros masculino e feminino, todos com no mínimo 60 e no máximo 75 anos de idade. O objetivo da pesquisa foi-lhes apresentado e solicitado o preenchimento dos questionários, tendo lhes esclarecido cada uma das categorias pesquisadas. As calçadas avaliadas foram as dos bairros Centro, Areia Branca, Cohab IV, Gercino Coelho e José e Maria. Os participantes, em um primeiro momento, identificados pelo gênero e faixa etária, classificaram ordinalmente as categorias qualitativas nominais: (A) segurança, (B) manutenção, (C) largura efetiva, (D) seguridade, (E) atratividade, (F) conforto (G) acessibilidade, por ordem de importância, sendo 1 (um) a mais importante e 7 (sete) a menos importante. Além disso, foram atribuídas notas quantitativas de 0 (zero) a 10 (dez) às condições das calçadas, para cada categoria. Em um segundo momento, os transeuntes selecionaram as condições mais relevantes para beneficiar os espaço das calçadas. Os resultados obtidos foram apresentados por meio de tabelas e gráficos. Para isso, foram levadas em consideração as categorias, bem como as classificações das calçadas em boas, razoáveis e ruins. Não obstante, no conjunto dos bairros, as categorias C (largura efetiva), G (acessibilidade) e B (manutenção) foram classificadas como as mais importantes, nessa ordem. Pelos resultados, verificou-se que as condições das calçadas demandam melhorias significativas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCalçadaspt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectUrbanidadept_BR
dc.titleAvaliação da qualidade das calçadas em Petrolina-PE, na percepção dos idosospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1148875624920685pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9862482419194023pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.description.abstractxMost cities were not planned to meet pedestrians’ wishes, and for the elderly people group, staying in their homes intimacy or trying to explore new spaces is what has left to be done, which can be a risky move. So, this research was carried out in Petrolina, a big city located in the State of Pernambuco, where elders also use to walk as means of locomotion, making use of sidewalks, which is a component of urban space. It qualifies the best dislocating conditions for elders and points out necessary improvements for those who have their mobility reduced. An approach about the urbanity as a principle of life quality that goes beyond a bare technical nuance is also present. The research involved 190 man and women aged between 60 and 75 years old. The objective of the research was presented to them and they were requested to answer questionnaires to evaluate sidewalks in the villages of Centro, Areia Branca, Cohab IV, Gercino Coelho and José e Maria The participants, at a first moment, identified through gender and age group, qualified the nominal qualitative categories: (A) safety, (B) Maintenance, (C) Effective width (D) Security (E) Attractiveness (F) Comfort (G) Accessibility, in order of importance, with 1 (one) being the most important and 7 (seven) the least important. Besides, marks varying from 0 (zero) to 10 (tem) were given to sidewalks conditions, for each category. At a second moment, the pedestrians selected the most relevant conditions to benefit the spaces of the sidewalks. The obtained results were presented through charts and graphs. To do so, categories as well as the classification of sidewalks in good, reasonable and bad were taken into account. Nevertheless, in the set of villages, the categories C (effective width), G (accessibility) and B (maintenance) were classified as the most important ones, in this order. Through the results it was checked that the sidewalks conditions demand meaningful improvements.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

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