Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2351
Title: AgiLES: uma abordagem ágil para desenvolvimento de projetos de hardware e software integrados
Authors: Lopes Timoteo, Aline
Keywords: Engenharia de Sistemas;Processo;Desenvolvimento de Hardware;Desenvolvimento de Software;Educação.
Issue Date: 31-Jan-2009
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Lopes Timoteo, Aline; Eusébio de Lima, Manoel. AgiLES: uma abordagem ágil para desenvolvimento de projetos de hardware e software integrados. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: A engenharia de sistemas pode ser caracterizada como uma área que define como desenhar, criar e operar sistemas. Um sistema é um conjunto de componentes inter-relacionados (subsistemas), com interação entre eles, seguindo um modelo de organização comum e que trabalham juntos com o mesmo objetivo. Os sistemas normalmente são caracterizados por sua capacidade multidisciplinar, ou seja, eles podem ser formados de subsistemas de diversos tipos, tais como pessoas, organizações, softwares, equipamentos, etc. Na área de tecnologia, fala-se em Engenharia de Sistemas para o desenvolvimento de projetos de hardware e software integrados. Neste contexto, os processos de desenvolvimento destes sistemas apresentam, em geral, problemas tais como: complexidade, documentação densa, o que aumenta em muito o custo de aplicação, não sendo assim, recomendável para projetos de pequeno e médio porte; descrição incompleta, não cobrindo todo o fluxo de desenvolvimento do sistema e não especificando de forma clara entradas e artefatos a serem produzidos em cada etapa. Sendo assim, este trabalho propõe uma metodologia ágil para o desenvolvimento de projetos que pode ser caracterizada no contexto da Engenharia de Sistemas. Esta metodologia tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento de sistemas de hardware e software, oferecendo aos profissionais envolvidos no projeto uma descrição detalhada das atividades a serem realizadas em cada etapa do desenvolvimento, bem como, as entradas e saídas necessárias para as atividades. Esta abordagem foi aplicada com sucesso no desenvolvimento de um sistema de projeção interativa para uso em ambientes educacionais. A realização deste experimento, bem como, os resultados positivos e negativos que foram coletados, serão descritos em detalhe neste trabalho
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2351
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo3147_1.pdf5.04 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.