Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2350
Título: Uma aplicação da web semântica no suporte a teleconsultas
Autor(es): MOURA, Paulo Bittencourt
Palavras-chave: Tele-consulta; Informática Médica; Ontologia; Web Semântica
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Bittencourt Moura, Paulo; Roberto Freire Cunha, Paulo. Uma aplicação da web semântica no suporte a teleconsultas. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: A Web Semântica é uma extensão da Web atual onde é atribuído significado bem definido às informações, permitindo sua melhor manipulação pelos programas, que podem se encarregar de tarefas mais sofisticadas. Para viabilizar este cenário, é necessário que os programas tenham acesso a coleções de informações estruturadas e conjuntos de regras de inferência a partir das quais possam fazer raciocínio automatizado. Para que a Web Semântica possa se desenvolver, os sistemas de representação de conhecimento devem compartilhar as definições de conceitos comuns e isto pode ser alcançado aplicando-se ontologias. A publicação destas ontologias na Web torna seus conceitos globalmente acessíveis, permitindo que qualquer sistema, na rede, possa referenciar e buscar informações nelas. Informática Médica lida com armazenamento, recuperação e uso da informação, dados e conhecimento biomédicos. O registro eletrônico de informações de pacientes, apoio a tomada de decisões e a assistência remota estão entre as áreas em que a Informática Médica vem se desenvolvendo. Além disso, pela natureza da área, onde as informações dos pacientes ficam fragmentadas em diversos estabelecimentos de saúde, também existe um grande esforço para promover a interoperabilidade entre os sistemas utilizados em cada um destes estabelecimentos. Uma vez que estes sistemas lidam com um grande volume de dados e com necessidades constantes de integração e extração de informações, alguns dos maiores progressos no campo da Web Semântica vêm ocorrendo na área de saúde. Na Universidade Federal de Pernambuco, o Núcleo de Telesaúde atua no desenvolvimento e aplicação da Informática Médica, e disponibiliza o sistema Healthnet, pelo qual seus parceiros podem discutir casos clínicos na Internet. Uma nova versão deste sistema está sendo desenvolvida, e o objetivo deste trabalho é incluir nela tecnologias da Web Semântica, buscando prover apoio aos usuários na utilização do sistema. Para tanto, foi criada uma ontologia e definidos novos componentes na composição do sistema que viabilizem a criação de uma base de conhecimento e permitam seu acesso ao usuário. Foi, ainda, definido um método para guiar extensões da ontologia para possibilitar o apoio às pesquisas e processos de tomada de decisão executados pelos usuários do Healthnet. O rastreamento de pacientes com risco de desenvolver Doença Renal Crônica foi utilizado como estudo de caso, para verificar a viabilidade da solução
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2350
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3145_1.pdf1,84 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.