Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2346
Título: A regression testing approach for software product lines architectures
Autor(es): Silveira Neto, Paulo Anselmo da Mota
Palavras-chave: Software product lines testing; Software testing; Software engineering
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Anselmo da Mota Silveira Neto, Paulo; Romero de Lemos Meira, Silvio. A regression testing approach for software product lines architectures. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Com o objetivo de produzir produtos individualizados, muitas vezes, as empresas se deparam com a necessidade de altos investimentos, elevando assim os preços de produtos individualizados. A partir dessa necessidade, muitas empresas, começaram a introduzir o conceito de plataforma comum, com o objetivo de desenvolver uma grande variedade de produtos, reusando suas partes comuns. No contexto de linha de produto de software, essa plataforma em comum é chamada de arquitetura de referência, que prove uma estrutura comum de alto nível onde os produtos são construídos. A arquitetura de software, de acordo com alguns pesquisadores, está se tornando o ponto central no desenvolvimento de linha de produtos, sendo o primeiro modelo e base para guiar a implementação dos produtos. No entanto, essa arquitetura sofre modificações com o passar do tempo, com o objetivo de satisfazer as necessidades dos clientes, a mudanças no ambiente, além de melhorias e mudanças corretivas. Desta forma, visando assegurar que essas modificações estão em conformidade com as especificações da arquitetura, não introduziram novos erros e que as novas funcionalidades continuam funcionando como esperado, a realização de testes de regressão é importante. Neste contexto, este trabalho apresenta uma abordagem de regressão utilizada tanto para reduzir o número de testes que precisam ser reexecutados, da arquitetura de referência e da arquitetura dos produtos, quanto para tentar assegurar que novos erros não foram inseridos, depois que essas arquiteturas passaram por uma evolução ou mudança corretiva. Como regressão é vista como uma técnica que pode ser aplicada em mais de uma fase de teste, neste trabalho regressão é aplicado durante a fase de integração, uma vez que, ao final desta fase teremos as arquiteturas da linha de produto testadas. Desta forma, uma abordagem de integração também foi proposta. Esta dissertação também apresenta uma validação inicial da abordagem, através de um estudo experimental, mostrando indícios de que será viável a aplicação de testes de regressão nas arquiteturas de uma linha de produto de software
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2346
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3140_1.pdf4,07 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.