Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23427

Comparte esta pagina

Título : Slackline: uma metodologia de ensino baseada na taxonomia do desenvolvimento motor da criança
Autor : SILVA, Vandiel Leonam
Palabras clave : Esporte para Crianças; Slackline; Esportes de Aventura; Desenvolvimento Motor da Criança
Fecha de publicación : 30-ene-2018
Citación : SILVA, V. S.
Resumen : O Slackline é um esporte cujo objetivo central é permanecer o maior tempo possível se equilibrando sobre uma fita de nylon, apoiada entre dois pontos fixos. Iniciou nos Estados Unidos da América por meio de escaladores nos anos 80, mas só deu um grande salto aqui no Brasil em 2005, se popularizando rapidamente pelas praias litorâneas. Sabe-se hoje, que a prática dessa modalidade traz muitos benefícios para a saúde humana, mas existe uma escassez na literatura de como se iniciar nesse esporte. Devido a esse motivo, este trabalho foi criado com o objetivo de desenvolver uma metodologia de ensino para crianças iniciantes desse esporte, embasada nos conceitos do desenvolvimento motor. Foi realizada uma pesquisa na literatura nos bancos de dado do Google acadêmico, PubMed, MedLine e Scielo, utilizando os seguintes descritores, juntamente com o conectivo “and”: “Methodology” and “slackline”, “Instruction” and “slackline” e “Guideline” and “slackline”, entre os anos de 2010 até julho de 2017. Todos os artigos seguiram os critérios de inclusão e foram lidos na íntegra. Após a observação dos diferentes métodos de treinamento apresentados por esta revisão e experiência vivida, foi possível construir uma metodologia que venha auxiliar o ensino dessa prática esportiva.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23427
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Vandiel Leonam.pdf1,07 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons