Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23427

Compartilhe esta página

Título: Slackline: uma metodologia de ensino baseada na taxonomia do desenvolvimento motor da criança
Autor(es): SILVA, Vandiel Leonam
Palavras-chave: Esporte para Crianças; Slackline; Esportes de Aventura; Desenvolvimento Motor da Criança
Data do documento: 30-Jan-2018
Citação: SILVA, V. S.
Abstract: O Slackline é um esporte cujo objetivo central é permanecer o maior tempo possível se equilibrando sobre uma fita de nylon, apoiada entre dois pontos fixos. Iniciou nos Estados Unidos da América por meio de escaladores nos anos 80, mas só deu um grande salto aqui no Brasil em 2005, se popularizando rapidamente pelas praias litorâneas. Sabe-se hoje, que a prática dessa modalidade traz muitos benefícios para a saúde humana, mas existe uma escassez na literatura de como se iniciar nesse esporte. Devido a esse motivo, este trabalho foi criado com o objetivo de desenvolver uma metodologia de ensino para crianças iniciantes desse esporte, embasada nos conceitos do desenvolvimento motor. Foi realizada uma pesquisa na literatura nos bancos de dado do Google acadêmico, PubMed, MedLine e Scielo, utilizando os seguintes descritores, juntamente com o conectivo “and”: “Methodology” and “slackline”, “Instruction” and “slackline” e “Guideline” and “slackline”, entre os anos de 2010 até julho de 2017. Todos os artigos seguiram os critérios de inclusão e foram lidos na íntegra. Após a observação dos diferentes métodos de treinamento apresentados por esta revisão e experiência vivida, foi possível construir uma metodologia que venha auxiliar o ensino dessa prática esportiva.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23427
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Vandiel Leonam.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons