Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23350
Share on
Title: | O território de incivilidade na manifestação da violência escolar: um olhar nas violências intramurais |
Authors: | SILVA, Gustavo Rodrigues |
Keywords: | Geografia; Globalização; Territorialidade humana; Violência na escola |
Issue Date: | 11-Aug-2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Está dissertação visa conhecer, expor e analisar o fenômeno da violência e suas ramificações dentro do espaço escolar, se utilizando dos olhares dos principais agentes, os quais são a Gestão Escolar, que para este trabalho discriminamos como Direção e Coordenação, os discentes, os quais serão os alunos alcançados para aplicação da pesquisa e por fim os agentes docentes, os quais discriminados são os professores, no cenário de duas instituições localizadas no mesmo bairro, o bairro do Ibura, na Região Metropolitana do Recife, e de regimes diferentes, Regular e Semi-Integral. O trabalho está dividido em três grandes partes, que transitam entre a globalização, a educação geográfica, o território, o ensino e a violência: (1) suportes teóricos às categorias analisadas e abordadas durante a pesquisa. 2: levantamento empírico das hipóteses do pesquisador, por meio de entrevistas elaboradas e aplicadas. 3: reflexão a cerca de toda temática teórica e empírica do trabalho proposto (considerações finais). As relações sociais, políticas, culturais de civilidades e de incivilidade existentes no âmbito escolar são argumentadas e apresentadas como documento de uso público para reflexão e/ou apoio para pesquisas futuras. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23350 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Geografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O TERRITÓRIO DE INCIVILIDADE NA MANIFESTAÇÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR UM OLHAR NAS VIOLÊNCIAS INTRAMURAIS.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License