Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2331
Title: Framework openGMP: uma proposta para gerenciar multiprojetos em uma estrutura organizacional em rede
Authors: Wilza Cunha Coelho Amorim, Wilnara
Keywords: Rede social;Governança;Estrutura organizacional em rede;Gerenciamento de multiprojetos;Grupo de processos;Competências;Área de conhecimento;Ferramentas;Framework OpenGMP.
Issue Date: 31-Jan-2009
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Wilza Cunha Coelho Amorim, Wilnara; Perrelli de Moura, Hermano. Framework openGMP: uma proposta para gerenciar multiprojetos em uma estrutura organizacional em rede. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: Com o advento da globalização, as organizações tornaram-se cada vez mais competitivas, consequentemente, houve necessidade de reestruturação das empresas por não possuírem recursos suficientes para fornecer os produtos e serviços, de acordo com as exigências do mercado atual. Desta forma, as organizações identificaram suas deficiências e quem poderia supri-las, de maneira integrada e complementar, em prol da sua sustentabilidade. Com este cenário, surge a articulação de estruturas organizacionais em rede, onde as empresas passariam a atuar em conjunto, de forma integrada e complementar nas suas competências, similar a uma cadeia produtiva em que cada empresa tem sua especialidade que complementa as outras empresas, até compor um produto ou serviço que possa atender ao mercado globalizado, de maneira competitiva e inovadora. Entretanto, neste ambiente de redes, faz-se necessário que as ações das organizações e de seus projetos sejam melhor gerenciadas, utilizando como instrumento para este fim as boas práticas em gerenciamento de projetos que precisam ser constantemente aperfeiçoadas e adaptadas às necessidades e peculiaridades de cada empresa para que possam desenvolver as potencialidades e acompanhar as tendências do mercado. Com este novo paradigma de estrutura organizacional em redes que permite atuar de forma participativa e compartilhada em prol do aprendizado coletivo e da sustentabilidade das organizações, surgiu o desafio de implementar uma rede de Moda e Confecções no Estado de Pernambuco conhecida como RETEP Moda, a qual motivou o desenvolvimento deste trabalho. Este trabalho propõe desenvolver o Framework OpenGMP para contribuir com a melhoria do processo de gerenciamento de multiprojetos em uma estrutura organizacional em rede através da otimização de recursos e da maximização dos resultados nas organizações
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2331
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo3085_1.pdf9.64 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.