Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2330
Título: Um ambiente computacional para gestão transparente de mandatos públicos
Autor(es): José da Fonsêca Borges, Marcello
Palavras-chave: BPMN;Gestão Política;Ambiente Computacional;Engenharia de Software
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: José da Fonsêca Borges, Marcello; Costa de Barros Carvalho Filho, Edson. Um ambiente computacional para gestão transparente de mandatos públicos. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: A gestão política brasileira, desde a campanha de 1989, tem sofrido grandes modificações quanto à sua forma de atuação. Inúmeras ações para transformar a forma como se realiza campanhas e posteriormente uma visão diferenciada quanto ao mandato são objetivos perseguidos por cientistas e marqueteiros políticos. Tendo em vista a melhoria da atuação dos políticos nos pleitos eleitorais, criou-se a idéia de Campanha Permanente, onde os políticos devem está constantemente em contato com a população, inclusive após o período eleitoral. As mudanças proporcionadas pela Tecnologia da Informação e Comunicação ocorridas nas últimas décadas impulsionam novas relações sociais. As pessoas têm acesso às informações em tempo real e grande disponibilidade para se comunicar. Esta facilidade transforma as relações entre diversos setores da sociedade, pois qualquer notícia pode ser compartilhada em poucas horas com pessoas de todo o mundo. A capacidade de articulação entre as pessoas, sem a necessidade de meios de comunicação oficiais, provoca grande impacto nas relações políticas. Embora a comunicação destaque-se entre os avanços tecnológicos ocorridos nas últimas décadas, a Tecnologia da Informação oferece novos recursos que auxiliam na gestão de corporações. Esses recursos podem incorporar pesquisas, inovação no planejamento e execução de projetos e ações, além de otimizar os recursos utilizados durante as atividades realizadas. Tendo em vista os benefícios que as novas tecnologias podem agregar nas carreiras políticas, realizou-se, utilizando Business Process Management (BPM) para gerenciar os processos de negócio e a notação Business Process Modeling Notation (BPMN) para a modelagem, um mapeamento dos processos da gestão política, proporcionando um novo ambiente computacional que oferecesse transparência na condução dos mandatos públicos, adequando as atividades desenvolvidas por políticos e assessores ao potencial tecnológico existente. Para desenvolvimento do ambiente proposto foram utilizadas técnicas da Engenharia de Software que possibilitaram o gerenciamento, especificação, desenvolvimento e manutenção dos artefatos de software. O estudo contribui com o fornecimento de um ambiente informatizado para auxiliar na gestão transparente de mandatos públicos, alinhado com a Gestão Politica Moderna, incorporando recursos tecnológicos e utilizados por diversos segmentos da população, facilitando a integração através dos canais de comunicação já existentes
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2330
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3002_1.pdf3,19 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.