Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23240
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PINHEIRO, Isabeli Lins | - |
dc.contributor.author | RODRIGUES, Clécia Gomes da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-19T15:05:52Z | - |
dc.date.available | 2018-01-19T15:05:52Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-19 | - |
dc.date.submitted | 2017-11-29 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, C. G. S. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23240 | - |
dc.description.abstract | A brincadeira pode ser considerada uma atividade criadora, onde a realidade e a fantasia se juntam e produzem novas possibilidades de interpretação pelas crianças, estimulando a construção de relações sociais com outros sujeitos. Pelo ato de brincar a criança desenvolve habilidades básicas e expande seu potencial motor. Muitos estudos atualmente têm mostrado através de intervenções que a brincadeira e o jogo, contribuem significativamente para o desenvolvi mento dos aspectos psicomotores e que o ensino dos conteúdos da Educação Física, ou qualquer outro, na Educação Infantil deve se dar de forma recreativa, pois, nessa fase a criança deve experimentar e praticar todos os tipos de movimento, sendo esse de forma prazerosa. Diante disso, esse trabalho objetivou verificar quais benefícios a brincadeira, presente nas aulas de Educação Física na Educação Infantil, irá propiciar para as crianças em seus aspectos psicomotores. Logo, os procedimentos metodológicos utilizados para esse fim, foram compostos por uma revisão bibliográfica, onde foi realizada uma busca em bases de dados, por artigos, monografias, dissertações, teses e livros. Os estudos presentes na revisão bibliográfica mostram que a brincadeira nas aulas, propiciam às crianças diversas experiências enriquecedoras, dentre elas, a melhora do equilíbrio, lateralidade, coordenação motora global e fina, estruturação espacial e temporal. Portanto, concluímos que as brincadeiras, são essenciais para o aprimoramento de aspectos psicomotores na primeira infância. | pt_BR |
dc.format.extent | 46 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.title | Os benefícios da brincadeira para o desenvolvimento dos elementos psicomotores das crianças durante as aulas de Educação Física na educação infantil: uma revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4437849Z9 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Play can be considered a creative activity, where reality and fantasy come together and produce new possibilities for interpretation by children, it will stimulating to build social relationships with other subjects. By playing the child develops basic skills and expands their motor potential. Many studies today have shown through interventions that play and play contribute significantly to the development of psychomotor aspects and that the teaching of the contents of Physical Education, or any other, in Childhood Education must occur in a recreational way, because in this stage the child should experience and practice all kinds of movement, this being pleasantly. In view of this, this work aimed to verify what benefits the play, present in the Physical Education classes in Early Childhood Education, will provide for children in their psychomotor aspects. Therefore, the methodological procedures used for this purpose were composed by a bibliographical review, where a database search was carried out, by articles, monographs, dissertations, theses and books. The results show that the game present in the classes provide the children with several enriching experiences, among them, the improvement of balance, laterality, global and fine motor coordination, spatial and temporal structuring. Therefore, we conclude that play are essential for the improvement of psychomotor aspects in early childhood. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RODRIGUES, Clécia Gomes da Silva.pdf | 698,86 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons