Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23236
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GOMES, Jorge Luiz de Brito | - |
dc.contributor.author | LIMA, Eudja Carla de | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-19T14:24:28Z | - |
dc.date.available | 2018-01-19T14:24:28Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-19 | - |
dc.date.submitted | 2017-06-16 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, E. C. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23236 | - |
dc.description.abstract | A dança surgiu como uma das primeiras formas de comunicação do homem, tendo as expressões corporais como uma delas. A partir desse processo histórico surge à dança e a Educação física enquanto área do conhecimento se apropria dela em forma de conteúdo, que deve está presente em todos os ciclos de escolarização. No entanto a dança começa a ser esquecida no cenário escolar devido aos esportes tão presentes nas aulas. Diante disto o presente trabalho tem por objetivo refletir acerca de como o conteúdo dança é tratado dentro das aulas de Educação Física em uma Escola de Referência em Ensino Médio do interior de Pernambuco. Metodologicamente este trabalho surge a partir de uma reflexão da prática docente, utilizando-se de referenciais teóricos pesquisados nas mais respeitadas revistas e base de dados da área, os confrontando com a realidade encontrada. Como toda pesquisa social de campo, esta reflexão surge através de uma necessidade encontrada dentro do âmbito escolar, observada por meio das intervenções realizadas pelo Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência). Podemos destacar a importância do conteúdo dança na escola e como ele está presente na realidade estudada, nos dando a possibilidade de trabalhar o conteúdo de forma crítica, considerando todos os seus determinantes (social, político, econômico, cultural, etc.). Com isso podemos concluir o quão se faz necessário o repensar a prática de ensino e o quão é necessário para uma ação docente qualitativa, refletindo acerca de qual sujeito devemos formar a partir do que deveremos ensinar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.format.extent | 59 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.title | Dança nas aulas de Educação física escolar: Relato de intervenções docente crítica em uma escola pública de Vitória de Santo Antão/PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0680043506731009 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The dance has emerged as one of the first forms of human communication, and bodily expressions as one. From this historical process emerges to dance, Physical Education appropriates it in the form of content, present in all schooling cycles. However the dance begins to be forgotten in the school setting due to sports so present in class. In view of this the present work aims to reflect on how the dance content is treated within Physical Education classes in a Reference School in high School inner Pernambuco. Methodologically this work comes from a reflection of teaching practice, using theoretical frameworks surveyed in the most respected journals and database area, the confronting with reality found. Like all social field research, this reflection arises through a need found within the school environment, observed through the interventions carried out by Pibid (Institutional Scholarship Program). We can highlight the importance of content dance in the school and how it is present in the reality studied, giving us the possibility to work the content critically, considering all its determinants (social, political, economic, cultural, etc.). With this we can conclude how necessary it is to rethink the practice of teaching, what is necessary for a qualitative teaching action, reflecting on which subject we should form from what we should teach. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIMA, Eudja Carla de.pdf | 3,53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons