Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2319
Título: Um modelo de avaliação de desempenho para suporte ao planejamento do processo de mudança de software
Autor(es): Daniela dos Santos Dias, Marcely
Palavras-chave: Processo; Mudança de software; Análise de desempenho; Custos; Modelagem; SPN
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Daniela dos Santos Dias, Marcely; Romero Martins Maciel, Paulo. Um modelo de avaliação de desempenho para suporte ao planejamento do processo de mudança de software. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: A engenharia de software se ocupa de todos os aspectos da produção de software, desde os estágios iniciais de especificação do sistema até a manutenção deste sistema, depois que ele entrou em operação (SOMMERVILLE, 2005). Tudo isso acontece através de um processo de software, ou seja, através da execução de um conjunto de atividades e resultados associados que geram um produto de software. Cada organização possui seus processos, a sua forma de desenvolver software, seu conjunto de atividades, métodos e ferramentas de apoio, mas a grande maioria não conhece o desempenho da execução dos mesmos. Um exemplo disso é na área de Gerência de mudanças, geralmente negligenciada da Gerência de configuração, responsável por mapear, para cada mudança efetuada no sistema, qual foi o motivo que gerou esta mudança. Essa área inclui o processo de tomada de decisão sobre que mudanças realmente devem ser realizadas e o processo para executá-las. As organizações geralmente não se preocupam com os custos de execução das atividades desse processo de mudança no software por falta de um planejamento, principalmente na análise de impacto e tomada de decisão de execução dessas mudanças. Dessa forma, este trabalho propõe um modelo em redes de Petri estocástica para avaliar o impacto dos custos na execução do processo de mudança de software. Além disso, uma metodologia de avaliação de desempenho é proposta, com o intuito de auxiliar os processos de modelagem e de avaliação. Por fim, estudos de caso serão apresentados mostrando a aplicabilidade do trabalho em comento
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2319
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2965_1.pdf2,68 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.