Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23165

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAMORIM, Marco Antônio Fidalgo-
dc.contributor.authorSILVA, Williane nayara de Souza e-
dc.date.accessioned2018-01-16T18:39:13Z-
dc.date.available2018-01-16T18:39:13Z-
dc.date.issued2018-01-16-
dc.date.submitted2017-12-13-
dc.identifier.citationSILVA, W. N. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23165-
dc.description.abstractNo Brasil, a década de 80 foi de extrema importância tanto no aspecto políticoeconômico quanto no setor educacional, pois estava passando por um período de redemocratização da sociedade, após dezesseis anos da ditadura militar. Esse período conturbado estimulou a busca por teorias pedagógicas que confrontassem a ordem que estava em vigor. É nesse contexto de mudanças políticas que se situam os debates de construção das pedagogias contra-hegemônicas. Nesse cenário que surge a Pedagogia Histórico-Crítica que, segundo Saviani (1996), veio da necessidade de uma visão que articulasse os condicionantes sociais somados a uma dimensão histórica. Nosso objetivo foi analisar quais as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o âmbito da Educação Física escolar, a partir dos trabalhos acadêmicos que relatam a utilização da concepção pedagógica na área. A metodologia utilizou-se de uma revisão da literatura, através de levantamento de artigos nas bases de dados Lilacs, Scielo e livros, usando as seguintes palavraschave: Pedagogia Histórico-Critica; Concepção Critico-Superadora; Educação Física. Assim sendo, defendemos a Pedagogia Histórico-Crítica e a Concepção CriticoSuperadora que em nosso entendimento é a única unidade dialética que existe que permite reconhecer a relação do conteúdo com a realidade histórica e é capaz de oferecer a ampliação do trato com o conhecimento dos conteúdos da Cultura Corporal. Ademais, as mesmas apresentam os fundamentos educacionais necessários para a construção da superação das desigualdades existentes na sociedade. O trato com o conhecimento a partir do viés dialético supera o atual quadro tecnicista e de promoção da saúde hegemônicos na área, sendo substituído pela produção de um conhecimento elaborado, construído de forma sistemática, em articulação com os reais interesses da classe trabalhadora.pt_BR
dc.format.extent34 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectPedagogia histórico-críticapt_BR
dc.titlePedagogia histórico-crítica e educação física escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coNASCIMENTO, Thamyrys Fernanda Cândido de Lima-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8192156992165855pt_BR
dc.description.abstractxIn Brazil, the 1980s were extremely important both politically and economically, as well as in the educational sector, since it was undergoing a period of redemocratization of society, after sixteen years of military dictatorship. This troubled period stimulated the search for pedagogical theories that confronted the order that was in force. It is in this context of political changes that the debates of construction of the counter-hegemonic pedagogies are situated. In this scenario, the HistoricalCritical Pedagogy emerges which, according to Saviani (1996), came from the need for a vision that articulated the social determinants added to a historical dimension. Our objective was to analyze the contributions of Historical-Critical Pedagogy to the scope of Physical School Education, from the academic papers that report the use of the pedagogical conception in the area. The methodology was based on a review of the literature, through the collection of articles in the databases Lilacs, Scielo and books, using the following keywords: Historical-Critical Pedagogy; Critical-Overcomer Conception; PE. Therefore, we defend the Historical-Critical Pedagogy and the Critical-Overcomer Conception that in our understanding is the only dialectical unit that exists that allows to recognize the relation of the content with the historical reality and is able to offer the extension of the deal with the knowledge of the contents of Body Culture. In addition, they present the educational foundations necessary for the construction of overcoming existing inequalities in society. The treatment of knowledge from the dialectical bias surpasses the current hegemonic technical and health promotion framework in the area, being replaced by the production of an elaborate knowledge, constructed in a systematic way, in articulation with the real interests of the working class.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8979287363825113pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Williane nayara de Souza e.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons