Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2316
Título: Um Algoritmo de Disponibilidade em Sistemas de Backup Distribuído Seguro Usando a Plataforma Peer-to-peer
Autor(es): Duarte, Marcos Pinheiro
Palavras-chave: Plataforma p2p; Confiabilidade; Distribuição do Backup
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Pinheiro Duarte, Marcos; Romero de Lemos Meira, Silvio. Um Algoritmo de Disponibilidade em Sistemas de Backup Distribuído Seguro Usando a Plataforma Peer-to-peer. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Com o desenvolvimento tecnológico e a diminuição de preços dos computadores pessoais as empresas passaram a investir na compra de equipamentos, buscando automatizar processos, interligarem setores, criando assim uma atmosfera favorável a captura de dados para análise estratégica e políticas de expansão e investimento [2]. Tal fato gerou uma grande quantidade de recursos que podem ser considerados ociosos dentro das empresas. Por outro lado, surgiu um novo problema, a informação pode se perder devido a erros de operação do usuário, falhas de software e/ou hardware. Neste contexto, a plataforma p2p mostra-se eficiente na implementação de um sistema de backup, por fazer usufruto desta capacidade ociosa para o armazenamento de dados. A dificuldade de implementação de um software P2P que faça backup esta no fato que as mesmas podem ficar indisponíveis, fazendo com que o restore dos dados não possa acontecer quando o usuário necessitar do mesmo, visto que partes do backup podem estar espalhadas. O principal objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de um algoritmo que permita medir a confiabilidade da disponibilidade do restore de um backup efetuado em uma rede P2P bem como a arquitetura de software, na qual, estão definidos os componentes que medem as taxas de falhas das máquinas que compõe a rede e realizam a distribuição do backup com base no calculo estatístico da disponibilidade do restore, fazendo com que eventuais falhas não afetem o funcionamento ideal da restauração dos arquivos perdidos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2316
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2959_1.pdf5,49 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.