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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23159
Título: A interiorização da educação superior pública e a construção da identidade docente entre licenciandos e licenciados em Pernambuco
Autor(es): MATIAS, Keoma Tabosa Guimarães
Palavras-chave: Formação profissional docente; Formação continuada; Educação superior - Interiorização
Data do documento: 16-Jan-2018
Citação: MATIAS, K. T. G.
Resumo: A presente pesquisa teve como principal objetivo compreender os estímulos e as frustações dos licenciandos em Educação Física durante o processo de formação da identidade docente e as dificuldades profissionais dos licenciados egressos do CAVUFPE, resultantes da Interiorização da Educação Superior Pública no interior de Pernambuco. Procedemos a pesquisa com a aplicação de questionários com questões afirmativas para o estudo na Escala Likert e questões discursivas para a Análise de Conteúdo. Tivemos retorno de 37 (trinta e sete) licenciandos em Educação Física próximos de colar grau e 94 (noventa e quatro) licenciados em Ciências Biológicas e em Educação Física, todos estudantes e ex-estudantes do Centro Acadêmico de Vitória (CAV-UFPE). Nossas questões exploraram o processo de formação para a construção do perfil profissional aos licenciandos, como também a atuação docente e as dificuldades, acrescido das necessidades de formação continuada aos egressos. Constatou-se que os licenciandos valorizam o curso, atrelados à qualidade dos professores e das disciplinas, complementados por oportunidades de realizarem pesquisas e extensão, importantes à formação profissional destes. Compreendem a importância dos estágios para a formação profissional, colaborativa à maior identidade com a docência. Destacam a importância dos auxílios para a manutenção dos mesmos durante o período que realizam o curso, o que ratifica a importância das ações atreladas ao projeto da Interiorização da Educação Superior Pública para a região. Em síntese, acreditamos que as licenciaturas estão com processos formativos de boa qualidade, criando perspectivas futuras de melhores profissionais para a região. Ratifica-se a importância das ações assistencialistas para a manutenção dos graduandos, ampliando a oportunidade de concluírem o curso. Avaliamos como importante que outras pesquisas venham a ampliar este estudo para melhor traçarmos um panorama da importância da Interiorização da Educação Superior Pública para a formação de professores na região.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23159
Aparece na(s) coleção(ções):TCC - Educação Física (Licenciatura)

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