Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2310
Título: Recomendação de relacionamentos em redes sociais baseada em grafos
Autor(es): SILVA, Nitai Bezerra da
Palavras-chave: Sistema de Recomendação;Rede Social;Redes Complexas;Algoritmo Genético
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Bezerra da Silva, Nitai; Ing Ren, Tsang. Recomendação de relacionamentos em redes sociais baseada em grafos. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Entende-se como Rede Social a estrutura formada por nós, geralmente indivíduos ou organizações, e as interdependências emergidas das interações entre esses nós, como valores, visões, ideias, trocas financeiras, amigos, parentesco, profissão, links da web, relações sexuais, dispersão de doenças (epidemiologia), e rotas aéreas. Dependendo do tipo de interação, um conjunto de nós pode assumir uma configuração diferente. Em um grupo de indivíduos a rede social formada pelas relações profissionais é diferente da rede formada pelos parentescos que por sua vez é diferente da rede formada pela dispersão de doenças. Atualmente existe um enorme interesse em entender a complexidade das Redes Sociais. Este entendimento possibilitará o desenvolvimento de diversas ferramentas para gestão dos ativos que constituem essas redes. Neste trabalho é proposto um mecanismo de recomendação de relacionamentos para Redes Sociais baseado na topologia da rede. O algoritmo desenvolvido analisa o subgrafo composto pelo usuário e todos os outros conectados por até três graus de separação. Contudo, apenas os usuários conectados por dois graus de separação são candidatos a serem sugeridos como novos amigos. O algoritmo utiliza os padrões que caracterizam os relacionamentos do usuário para achar aqueles que seguem este mesmo padrão. O mecanismo de recomendação foi desenvolvido baseado na caracterização e análise da rede formada pelo usuário e os amigos-dos-amigos (friends-of-friends (FOF)). Um módulo do mecanismo foi desenvolvido utilizando algoritmo genético para otimizar as recomendações. O algoritmo genético regula as variáveis responsáveis por ponderar quais características extraídas dos padrões de relacionamento do usuário são mais importantes. Dessa forma as recomendações geradas seguem o mesmo padrão de relacionamentos existentes
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2310
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2953_1.pdf1,42 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.