Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2302
Título: Um estudo experimental sobre gestão de equipes e sucesso de projetos de software que utilizam scrum
Autor(es): Maria Rodrigues de Sousa Mariz, Leila
Palavras-chave: Desenvolvimento de Software;Sucesso de Projeto;Equipe Scrum;Métodos Ágeis;Perfis Comportamentais
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria Rodrigues de Sousa Mariz, Leila; Queda Bueno da Silva, Fábio. Um estudo experimental sobre gestão de equipes e sucesso de projetos de software que utilizam scrum. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Como uma evolução dos modelos tradicionais de gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software, fortemente baseados em documentação exaustiva e práticas rígidas de planejamento e controle, surgiram os métodos ágeis, cuja essência é a agilidade e flexibilidade, times enxutos e auto-organizados, comunicação face a face, escopo variável e entregas rápidas de valor ao cliente. Dentre os métodos ágeis, o Scrum vem cada vez mais ganhando espaço entre as empresas que adotam uma metodologia ágil, para a condução de seus projetos. Com o crescimento de estudos voltados a compreender a influência de fatores pessoais e sociais no trabalho em equipe, passou a existir uma consciência de que, muito além do conhecimento técnico, faz-se necessário avaliar as habilidades do indivíduo e seu comportamento ao desempenhar um papel funcional numa equipe de desenvolvimento de software. Porém, na prática, observa-se que não tem sido comum a preocupação com os perfis de comportamento das pessoas, no momento da composição das equipes de projeto. Dessa forma, o objetivo central desta pesquisa é analisar a conformidade entre a teoria e a realidade prática da gestão ágil de projetos de software que utilizam Scrum, no que diz respeito à composição da equipe e a percepção do sucesso do projeto, por parte de seus integrantes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, objetivando, inicialmente, identificar, segundo a opinião dos Scrum Masters, como as equipes Scrum estão sendo compostas, e num segundo momento, investigar a realidade do gerenciamento ágil de projetos de desenvolvimento de software, no que diz respeito à montagem da equipe e a adequação dos projetos Scrum às práticas ágeis, como um indicador de sucesso do projeto. A partir dos dados coletados, foi possível, entre outros resultados, o desenvolvimento de um modelo capaz de auxiliar na composição de equipes Scrum, além da identificação de quais práticas ágeis estão mais associadas ao sucesso de projetos de software que utilizam Scrum
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2302
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2925_1.pdf3,02 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.