Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22992
Title: Métodos de treinamento para populações especiais: uma revisão sistemática
Authors: RUFINO, Paula Jucylaine Henrique
Keywords: Treinamento – Revisão; Educação Física – treinamento
Issue Date: 11-Jan-2018
Citation: RUFINO, P. J. H.
Abstract: Os métodos de treinamento foram desenvolvidos a fim de manipular os estímulos de treinamento e alcançar melhores resultados. Diante disso é de grande importância estudos que mostrem a adaptação dos métodos de treinamento nas populações. Com isso o objetivo do presente estudo foi analisar através de uma revisão sistemática, quais os métodos de treino mais estudados nas populações especiais. Foi realizada uma busca de artigos nas bases de dados PubMed/Medline, publicados entre 2006 e 2016, utilizando os seguintes termos e operadores lógicos:(elderly OR obesity OR limited mobility OR visually impairment OR hearing impaired) AND ( physical training). Durante a busca e seleção foram encontrados 64546 artigos. Após aplicação dos filtros restaram 351 artigos (figura 1). Com a leitura do Título/abstract, restaram 43 artigos dos quais 3 foram excluídos por serem artigos de revisão e 20 por não apresentarem clareza no método de treinamento utilizado. Após a aplicação dos critérios de exclusão restaram 20. Grande parte dos estudos encontrados sobre população especial são estudos realizados com a população idosa. Poucos estudos encontrados sobre pessoas com dificuldade de locomoção, e nenhum achado sobre deficiente visual. Mesmo que os estudos apresentados possuam uma clareza no método estudado e na particularidade da população estudada, novos estudos que abordem as demais populações especiais são necessários.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22992
Appears in Collections:TCC - Educação Física (Bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RUFINO, Paula Jucylaine Henrique.pdf981.85 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons