Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22992
Título: Métodos de treinamento para populações especiais: uma revisão sistemática
Autor(es): RUFINO, Paula Jucylaine Henrique
Palavras-chave: Treinamento – Revisão; Educação Física – treinamento
Data do documento: 11-Jan-2018
Citação: RUFINO, P. J. H.
Resumo: Os métodos de treinamento foram desenvolvidos a fim de manipular os estímulos de treinamento e alcançar melhores resultados. Diante disso é de grande importância estudos que mostrem a adaptação dos métodos de treinamento nas populações. Com isso o objetivo do presente estudo foi analisar através de uma revisão sistemática, quais os métodos de treino mais estudados nas populações especiais. Foi realizada uma busca de artigos nas bases de dados PubMed/Medline, publicados entre 2006 e 2016, utilizando os seguintes termos e operadores lógicos:(elderly OR obesity OR limited mobility OR visually impairment OR hearing impaired) AND ( physical training). Durante a busca e seleção foram encontrados 64546 artigos. Após aplicação dos filtros restaram 351 artigos (figura 1). Com a leitura do Título/abstract, restaram 43 artigos dos quais 3 foram excluídos por serem artigos de revisão e 20 por não apresentarem clareza no método de treinamento utilizado. Após a aplicação dos critérios de exclusão restaram 20. Grande parte dos estudos encontrados sobre população especial são estudos realizados com a população idosa. Poucos estudos encontrados sobre pessoas com dificuldade de locomoção, e nenhum achado sobre deficiente visual. Mesmo que os estudos apresentados possuam uma clareza no método estudado e na particularidade da população estudada, novos estudos que abordem as demais populações especiais são necessários.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22992
Aparece na(s) coleção(ções):TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RUFINO, Paula Jucylaine Henrique.pdf981,85 kBAdobe PDFVer/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons