Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22983
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROHDE, Cláudia | - |
dc.contributor.author | SILVA, Cláudio Fhilipe da Rocha Nery | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-11T17:59:04Z | - |
dc.date.available | 2018-01-11T17:59:04Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-11 | - |
dc.date.submitted | 2017-11-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, C. F. R. N. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22983 | - |
dc.description.abstract | A Biologia é importante para compreender a vida, os seres vivos e a interação desses com o meio. Sendo assim, o presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objeto de estudo as concepções e saberes dos alunos dos segundos (N=47) e terceiros anos (N=51) do Ensino Médio sobre a influência do organismo modelo Drosophila melanogaster e a importância de se trabalhar este organismo na disciplina de Biologia (especificamente Zoologia e Genética). O objetivo central foi trabalhar os conceitos de ecologia, dimorfismo sexual, ciclo de vida, genótipo e morfológico. Além disso, mostrar a importância de D. melanogaster como ferramenta didática facilitadora no processo ensino-aprendizagem, desenvolvendo, nos discentes e docentes da EREM Professor Barros Guimarães, competências inter e intrapessoais. O trabalho foi desenvolvido com alunos na cidade de Glória do Goitá, interior de Pernambuco. A metodologia utilizada inclui questionários de pré-teste e pós-teste, utilizando a teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel para analisar as concepções e saberes dos alunos. Foram elaborados e executados modelos didáticos, cartilha e maquete para as aulas ministradas sobre os assuntos abordados. Após a aplicação das atividades, foram obtidos resultados positivos e os objetivos propostos foram alcançados. Houve um aprimoramento nos conhecimentos básicos dos discentes sobre o organismo modelo D. melanogaster e sua influência na Biologia. | pt_BR |
dc.format.extent | 46 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biologia - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Drosophila | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Modelos Didáticos utilizando Drosophila como ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem de Biologia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784445D1 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Biology is important to understand the life, living beings and the interaction with the environment. Thus, the present work of completion of course had as object of study the conceptions and knowledge of students of seconds (N=47) and third years (N=51) of High School about the influence of the model organism Drosophila melanogaster and the importance of working this organism in the discipline of Biology (specifically Zoology and Genetics). The central goal was to work the concepts of ecology, sexual dimorphism, life cycle, genotype and morphology. In addition, demonstrate the importance of D. melanogaster as a teaching tool facilitator in the teaching-learning process, developing, the students and teachers of the EREM Professor Barros Guimarães, inter and intrapersonal skills. The study was developed with students in the city of Glória do Goitá, interior of Pernambuco. The methodology includes questionnaires for pre-test and post-test, using the theory of significant learning from David Paul Ausubel to analyze the conceptions and knowledge of students. Were prepared and implemented didactic models, booklet and mockup for the classes on the subjects covered. After the implementation of the activities, positive results were obtained and the proposed objectives were achieved. There was an improvement in basic knowledge of students about the model organism D. melanogaster and its influence on Biology. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Cláudio Fhilipe da Rocha Nery.pdf | 3,26 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons