Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22960
Share on
Title: | Aedes aegypti: uma cartilha didática para o ensino fundamental |
Authors: | ANDRADE, Cylfarney Martins de |
Keywords: | Dengue – cartilha didática |
Issue Date: | 10-Jan-2018 |
Citation: | ANDRADE, C. M. |
Abstract: | O Aedes aegypti é um mosquito pertencente ao Filo Arthropoda que está envolvido no ciclo de diferentes zoonoses como a Zica, Dengue e Chikungunya, doenças causadas por vírus e que na atualidade encontram-se amplamente distribuídas no Brasil. Diante disto, o Ministério da Saúde a partir do programa de Saúde na Escola vem trabalhando o tema junto aos alunos afim de erradicar os problemas causados por estas zoonoses. Este trabalho vislumbra a produção de uma cartilha para professores de diferentes disciplinas dando suporte para que trabalhem o tema em turmas do ensino fundamental, contribuindo assim para o melhor entendimento sobre o mosquito, suas doenças e seu combate. A sequência metodológica para a elaboração da cartilha parte do tema Aedes aegypti e suas zoonoses, trazendo informações sobre o assunto extraídas de diferentes fontes como artigos teses e sites relacionados a saúde. Coletamos também dados da situação no município de Vitória de Santo Antão com relação as zoonoses transmitidas pelo Aedes aegypti de 2014 a 2017, para que o professor tenha em mãos a realidade local para evidenciar a seus alunos. Para levantar a percepção de alunos sobre o tema foi aplicado um questionário com os alunos de uma escola local e pesquisados artigos com o mesmo direcionamento, destacando erros conceituais. Para auxiliar o profissional, foram elaboradas sequências didáticas que abordem o Aedes aegypti e suas doenças que possam ser desenvolvidas por professores de diferentes disciplinas do ensino fundamental durante suas aulas. A cartilha traz informações como a distribuição, morfologia, ciclo de vida, alimentação, zoonoses e profilaxia além da situação de Vitória de Santo Antão referente ao número de casos distribuídos por bairros nos últimos anos. Há também a descrição das ações promovidas pela Secretaria de Saúde do município para combater o vetor assim como as dificuldades encontradas para o combate. Para as percepções foram montados textos e tabelas para direcionar o professor sobre possíveis erros e/ou distorção de conhecimento para direcionar o conteúdo da aula para melhor resolver tais problemas. Para auxilia-lo nesse processo foram elaboradas sequencias didáticas com perspectivas inovadoras. Trabalhar o tema é de grande importância para a saúde da população como um todo, porém ainda sofre com a relutância da participação de professores que não são da área da ciência e que possuem dificuldade em associar o tema em suas aulas, este trabalho demonstrou ser uma ferramenta para quebrar esse tabu e tornar mais eficiente o combate ao Aedes aegypti. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22960 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Andrade, Cylfarney Martins de.pdf | 3,49 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License