Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22957
Title: Uma proposta da relação entre modelo mental, imagem e áudiodescrição para a abordagem do conceito de célula no ensino de biologia para alunos com deficiência visual
Authors: LIMA, Manoel Lucas Bezerra de
Keywords: Biologia - Ensino; Biologia Celular; Pessoas com Deficiência Visual
Issue Date: 10-Jan-2018
Citation: LIMA, M. L. B.
Abstract: O objetivo da pesquisa foi analisar a relação entre o modelo mental, imagem e áudio-descrição (AD) como recurso didático-pedagógico na compreensão do conceito de célula com alunos com deficiência visual. No Ensino da Biologia, o conceito de célula tem apresentado dificuldades em sua abordagem em sala de aula, devido ao seu caráter abstrato e se consideramos o aluno cego, necessitamos de novas intervenções didáticas. Selecionamos e discutimos antes de tudo, as informações (imagens, legenda e conceituação) sobre células encontradas no livro didático utilizado atualmente, apresentamos um panorama da imagem traduzida por áudio-descrição e por fim, construímos um roteiro da áudio-descrição das imagens estáticas traduzidas em palavras. Com base na relação entre modelo mental, imagem e áudio-descrição, essa proposta pode ser aplicada como alunos com deficiência visual, que na prática possa complementar o entendimento das imagens através dos textos áudio-descritos, tornando assim as informações mais facilmente assimiladas. Esperamos então que, após a execução da áudio-descrição das imagens para os alunos cegos, estes sejam capazes de organizar seus modelos mentais e assim compreender o conceito de célula e aproximá-lo da realidade científica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22957
Appears in Collections:(CAV-LCB) - Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIMA, MANOEL LUCAS BEZERRA DE.pdf807.55 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons