Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22956

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorMATOS, Maria Giselly Jorge de-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:14:58Z-
dc.date.available2018-01-10T18:14:58Z-
dc.date.issued2018-01-10-
dc.date.submitted2017-11-13-
dc.identifier.citationMATOS, M. G. J.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22956-
dc.description.abstractA utilização dos Objetos de Aprendizagem virtual, como animações/simulações para o ensino de biologia compreende uma ferramenta útil e necessária ao processo de aprendizagem, pois possibilita aulas dinâmicas e interativas, além de promover uma melhor compreensão e construção de conceitos associados a determinados conteúdos. A pesquisa teve como objetivo analisar as animações/simulações de ambientes virtuais produzidos para o ensino-aprendizagem da biologia, envolvendo uma abordagem quantitativa, com foco descritivo, a partir da análise de dois ambientes virtuais de aprendizagem, o RIVED e o Portal do Professor. Os resultados apontam para conteúdos da área de Genética e Biologia Celular com maior presença nesses portais, devido a ser conteúdos que abordam conceitos abstratos e que precisam de ações lúdicas para melhor compreensão dos alunospt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectAmbientes Virtuais de Aprendizagempt_BR
dc.titleAnálise de animações/simulações em ambientes virtuais de aprendizagem para o ensino de biologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGÓZ, Patrícia Mariana Vasco de-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5pt_BR
dc.description.abstractxThe research had as objective to analyze the animations/simulations of virtual environments produced for the teaching-learning of biology.The use of virtual learning objects such as animations / simulations for teaching biology comprises a useful and necessary tool for the learning process, the use of this methodological resource enables dynamic and interactive classes, as well as promoting a better understanding and construction of associated concepts Certain content.The study involves a qualitative and quantitative approach, with a descriptive focus, based on the analysis of two virtual learning environments, RIVED and the Portal do Professor. The results point to contents of the area of Genetics and Cell Biology with greater presence in these portals, due to being contents that approach abstract concepts and that need playful actions for a better understanding of the studentspt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8128631101505159pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATOS%2c Maria Giselly Jorge de.pdf998,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons