Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22872

Share on

Title: Efeitos do exercício físico na composição corporal de pessoas com lesão medular: uma revisão sistemática
Authors: ANDRADE, Virginia Dantas Ferreira de
Keywords: Educação Física e Treinamento; Traumatismos da Medula Espinal; Composição Corporal
Issue Date: 9-Jan-2018
Citation: ANDRADE, V. D. F.
Abstract: Esse estudo tem por objetivo identificar as influências de diferentes formas de exercício físico sobre a composição corporal de pessoas com lesão medular (LM), através de uma revisão sistemática. A LM resulta em mudanças dramáticas na composição corporal, função física, estado geral de saúde e perda de massa corporal magra. O exercício físico é uma forma de tratamento não farmacológica, que resulta em mudanças fisiológicas e morfológicas, seja em pessoas lesionadas ou não. Foi realizada uma revisão sistemática na literatura onde foram encontrados estudos que verificaram a composição corporal em pessoas com lesar medular, no ano de 2016, entre os meses de outubro e novembro. Foram incluídos na revisão apenas os estudos que tenham verificado os efeitos de intervenções com exercício físico em pessoas com lesão na medula espinhal. Os achados apresentaram que as respostas podem positivas ou negativas envolvendo a composição corporal do indivíduo. Protocolos de treinamento mostraram que há diminuição do percentual de gordura e aumento da massa magra, levando em consideração o local da lesão, tipo de exercício e duração do treinamento. A qualidade de vida dos indivíduos é melhorada, atingindo seu bem-estar de maneira positiva, diminuindo a depressão. Os estudos nesta área ainda são escassos, assim, mais investigações são necessárias.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22872
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRADE, VIRGINIA DANTAS FERREIRA DE.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons