Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22860
Título: Aplicação de uma sequência didática sobre o conceito de célula a partir do modelo de reconstrução educacional (MRE)
Autor(es): SILVA, Meykson Alexandre da
Palavras-chave: Biologia – Estudo e Ensino; Didática das Ciências
Data do documento: 9-Jan-2018
Citação: SILVA, M. A.
Resumo: A pesquisa teve como objetivo verificar as perspectivas apontadas por alunos do Ensino Médio sobre o conceito de célula a partir da aplicação de uma Sequência Didática seguindo o Modelo de Reconstrução Educacional (MRE). Nas diversas formas de aprender ciências, particularmente em Biologia, vários conceitos não são bem compreendidos, principalmente os conteúdos abstratos como pode ser observado no entendimento de célula. O Modelo de Reconstrução Educacional é um aporte teórico-metodológico que possibilita observarmos, a partir de 3 etapas, dentre elas a Sequência Didática, em relação a abordagem de um conceito, em que é oportuniza uma análise conteudista, empírica e estabelece meios para o desenvolvimento de atividades visando melhor processo de ensino-aprendizagem do estudante. O trabalho constatou que alguns conceitos básicos relacionados ao estudo da célula são obstáculos no aprendizado dos alunos, devido principalmente a sua abstração e por ser difícil de contextualizar com o dia a dia. Observou-se também o desconhecimento dos discentes sobre os principais cientistas no desenvolvimento do conceito de célula, bem como a dificuldade em diferenciar as células eucariontes das procariontes. Ainda, ficou visível o equívoco dos alunos na identificação e classificação dos tipos celulares apresentados nos questionários. No entanto, os assuntos contemporâneos sobre células foram bem mais compreendidos e triviais perante os entrevistados, apresentando influência da mídia e do meio social como responsável por tal. Por fim, pode-se afirmar que o MRE se mostrou como um arcabouço bem estruturado e flexível para o desenvolvimento do ensinoaprendizagem, visando o desenho de processos instrucionais voltados para a abordagem de conceitos científicos no desenvolvimento de processos instrucionais com viés formativo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22860
Aparece na(s) coleção(ções):(CAV-LCB) - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Meykson Alexandre da.pdf1,61 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons